Terça, 17 de Fevereiro de 2026
26°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Ouro Negro: Bloco Afro Muzenza desfila história e resistência no Circuito Dodô

O Bloco Afro Muzenza do Reggae desfilou na noite desta segunda-feira (16) no Circuito Dodô (Barra-Ondina), levando para a avenida mais de quatro dé...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Bahia
17/02/2026 às 09h30
Ouro Negro: Bloco Afro Muzenza desfila história e resistência no Circuito Dodô
Foto: Icaro Soares

O Bloco Afro Muzenza do Reggae desfilou na noite desta segunda-feira (16) no Circuito Dodô (Barra-Ondina), levando para a avenida mais de quatro décadas de história, resistência e a força da cultura negra no Carnaval de Salvador. O Muzenza é uma das 95 entidades contempladas pelo programa Ouro Negro, desenvolvido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), que neste ano alcança investimento recorde de R$ 17 milhões.

O diretor-presidente do bloco afro, Jorge Santos, celebra a oportunidade de desfilar com o Muzenza no ano em que comemoram 45 anos de fundação. “Mais um ano de Carnaval, nessa história de luta, resistência e, para esse Carnaval, estamos inspirados a praticar como sempre todo brilhantismo e a força do Muzenza”, afirmou.

O apoio garante a presença de blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e blocos de índio nos circuitos da capital e em oito cidades do interior, fortalecendo as manifestações populares e a preservação da ancestralidade.

Criado em 5 de maio de 1981 no bairro da Liberdade, como tributo a Bob Marley, o Muzenza consolidou-se ao longo dos anos pela mistura inovadora do samba com ritmos jamaicanos e raízes africanas, tornando-se uma referência cultural dentro e fora do país.

O desfile reuniu centenas de foliões que celebram não apenas a música, mas a identidade e a luta da população negra representadas na estética, nas letras e na energia contagiante do bloco.

A artesã Maria da Conceição, que acompanha o bloco Muzenza há 30 anos com o marido, ressalta a relevância de ver os blocos afro ocupando os principais corredores da folia. “Eu sou suspeita de falar, esse é um dos blocos mais apaixonantes de Salvador. O Ouro Negro é fundamental para que os blocos tenham oportunidade”.

Repórter: Pamela Simplício

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários