Terça, 17 de Fevereiro de 2026
26°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Blitz educativa reforça combate à exploração e ao abuso sexual infantil durante o Carnaval em Aracaju

Ação da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania distribuiu materiais da campanha “Pule, Brinque e Cuide das Crianças no Ca...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
16/02/2026 às 23h05
Blitz educativa reforça combate à exploração e ao abuso sexual infantil durante o Carnaval em Aracaju
Fotos: Ascom Seasic

Durante dois dias de festa no feriado de Carnaval, equipes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizaram uma blitz educativa de enfrentamento à exploração e ao abuso sexual infantil. A mobilização aconteceu durante o Rasgadinho, tradicional festa carnavalesca da capital sergipana, com a distribuição de ventarolas e adesivos da campanha “Pule, Brinque e Cuide das Crianças no Carnaval”.

A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes, reforçando a responsabilidade coletiva na prevenção de violações de direitos e incentivando a denúncia de casos suspeitos.

Segundo a secretária da Seasic, Érica Mitidieri, a ação fortalece o compromisso do poder público com a garantia dos direitos da infância, especialmente em períodos festivos, quando há maior circulação de pessoas. “O Carnaval é um momento de alegria, mas também de atenção redobrada. Nosso papel é sensibilizar a sociedade para que todos estejam atentos e comprometidos com a proteção das nossas crianças, garantindo um ambiente seguro para que elas possam brincar e se divertir”, destacou.

Entre os foliões, a iniciativa foi bem recebida e elogiada pela abordagem educativa. A dona de casa Liliane Bezerra ressaltou a relevância da ação para a segurança das famílias. “Acho muito importante pelas nossas crianças, para proteger e cuidar. Aqui é um lugar maravilhoso, um lugar que eu indico sempre vir com suas crianças. Não é aquela baderna, é um espaço onde a criança pode brincar, pular junto com os pais”, afirmou.

A conscientização também foi destacada por jovens que participaram da festa. Para Enzo Melo, a presença da equipe e a distribuição dos materiais informativos contribuem para alertar a população sobre situações de vulnerabilidade. “É muito bom para a conscientização, porque a gente vê crianças, às vezes, em vulnerabilidade. Ter essa consciência de que é errado e comunicar a população para ter um suporte, saber que tem como ligar para denunciar alguma questão, eu acho de extrema relevância”, pontuou.

A blitz integra as ações de sensibilização promovidas pela Seasic durante o período carnavalesco, reforçando a mensagem de que a proteção de crianças e adolescentes é um dever de toda a sociedade. A campanha orienta a população a denunciar casos de violência e exploração, contribuindo para um Carnaval mais seguro e responsável para todos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários