
Ainda não se sabe o que pode causar uma outra derrota de ACM Neto, pré-candidato a governador da Bahia pelo União Brasil no pleito de 2026.
Na sucessão de 2022, o principal erro foi desdenhar a importância de José Ronaldo, maior liderança política de Feira de Santana, salvo engano no seu quinto mandato no comando da prefeitura, como vice de ACM Neto.
Correligionários do ex-prefeito de Salvador, que foi considerado o melhor gestor das capitais, se queixam da maneira como o líder da oposição se comporta durante a campanha, na base do "quem está certo sou eu e ponto final".
Pelo lado da base aliada do lulopetismo, uma derrota do governador Jerônimo Rodrigues, que legitimamente busca sua permanência como chefe do Palácio de Ondina, via instituto da reeleição, terá como causa principal a rotulada chapa puro-sangue petista, que terminou rachando o PSD.
Os dois senadores do PSD, Otto Alencar, presidente estadual da legenda, e Angelo Coronel, que são compadres, estão em lados opostos. São agora ferrenhos adversários. A filiação do Coronel ao União Brasil é irreversível.
Até as freiras do convento das Carmelitas sabiam que a indicação do deputado federal Otto Filho para o TCE, com o aval do governador Jerônimo Rodrigues, do senador Jaques Wagner e do ministro Rui Costa, foi crucial para a defenestração do Coronel da majoritária.
O Coronel ficou isolado, no mato sem cachorro, como diz o ditado popular. Além do cruzar dos braços do compadre Otto, o Coronel não contou com o apoio de Gilberto Kassab, comandante-mor nacional do PSD.
Todo esse imbróglio serviu para mostrar que a tal da fidelidade partidária é conversa pra boi dormir. E vaca também. Na hora da onça beber água, o que prevalece são os próprios interesses, a conveniência política. Se a farinha é pouca, meu pirão primeiro, que se danem os "companheiros", sejam do partido ou do Congresso Nacional,
O governador Jerônimo Rodrigues tem como maior "cabo eleitoral" a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ACM Neto o forte sentimento de mudança.
Concluo dizendo que vai sair vitorioso da eleição de 2026 quem errar menos.
COLUNA WENSE, DOMINGO, 01.02.2026.
Sobre o autor:
(*) Marco Wense é advogado e articulista político itabunense, com coluna diária - COLUNA WENSE -, publicada no Página de Polícia e em diversos sites. Seus textos combinam linguagem acessível com rigor argumentativo, sempre marcados por um tom crítico, combativo e atento às questões sociais.
Atua na defesa dos direitos dos trabalhadores, denuncia privilégios e excessos do poder e cobra, de forma constante, o respeito à Constituição. Sua coluna tem forte repercussão regional e circulação nos meios políticos, alcançando inclusive gabinetes do Legislativo municipal, estadual e federal.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...:
