
O Sistema Municipal de Trânsito (Simtrans) realizou um minicurso sobre “Legislação para a Primeira Habilitação”, aberto a toda a população. A aula ocorreu nesta tarde (26), na Faculdade Uninassau, localizada no Boulevard Shopping. O objetivo foi esclarecer dúvidas e disseminar conhecimentos sobre a Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que atualizou as regras para formação de condutores, candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Minicurso “Legislação para a Primeira Habilitação”
A agente de trânsito, Andréa Carla Santos, explicou a proposta do minicurso. “Com a nova resolução nº 1.020/2025, muitas mudanças aconteceram. O Simtrans quistrazer para a população essa aula falando dessas mudanças que estão acontecendo no Código de Trânsito. É um assunto de suma importância pois altera todo o processo para a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, explicou.

Andréa Carla e Caio, participante que respondeu corretamente a uma pergunta
Representando a Uninassau, Fernando Bernardino, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo destacou a importância da parceria: “É um grande prazer essa nossa parceria com a Prefeitura Municipal, não só nessa ocasião, mas sobre todos os assuntos que envolvem a população de maneira geral. Nesse caso específico, é um assunto que gera muitas dúvidas e a gente viabiliza isso juntamente com a Prefeitura para informar o maior número de pessoas possível”.
Para Rodrigo de Jesus, participar do minicurso foi uma oportunidade fundamental: “Um dos maiores motivos de estar aqui foi para buscar conhecimento de como será este novo trajeto para tirar a habilitação. Quero estar apto para andar nas ruas de Vitória da Conquista, e receber a estabilização a qual eu tanto sonho em conquistar”, afirmou.
O auxiliar da biblioteca, Tiago Cruz, também aproveitou a aula. Apesar de já ser habilitado, ele quer entender as novas resoluções para sua filha de 17 anos, que logo iniciará o processo para a primeira habilitação. “Eu mesmo estava leigo em relação ao que está se passando. É de grande importância ter essa explicação, porque a gente ajuda a entender e a passar a informação. Eu torço que venha para ajudar as pessoas que não têm condições financeiras, mas que venha também ser um trabalho com excelência”, concluiu.



