
Pela esquerda, com domicílio eleitoral em Itabuna, dois pré-candidatos: ex-prefeito Geraldo Simões (PSOL) e Wenceslau Júnior (PCdoB), respectivamente ao Parlamento federal e estadual.
Pelo centro, com viés à direita, a primeira-dama Andrea Castro (PSD) à Assembleia Legislativa do Estado, e o deputado estadual Fabrício Pancadinha (SDD-reeleição), hoje aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Pela direita, o vereador Danilo Freitas (União Brasil), pré-candidato a deputado estadual, e o engenheiro Chico França (PL), que ainda não decidiu se vai disputar o pleito de 2026, como é do desejo de João Roma, presidente estadual do PL. O ex-ministro do então governo Bolsonaro é pré-candidato a senador pelo netismo.
Confesso que não sei definir ideologicamente o médico Isaac Nery, hoje no MDB dos irmãos Vieira Lima. Isaac foi candidato a prefeito pelo PDT, cujo diretório municipal é presidido por Fernando Neto.
De memória, lembro desses citados acima. Lembrando ao caro e atento leitor que me refiro aos postulantes que têm domicílio eleitoral em Itabuna.
O problema desses pré-candidatos é defender o voto regional, falar da importância da representatividade política, e fazer campanha para os de fora, de outra região, incluindo Salvador.
O discurso do "temos que votar em candidatos da região", pedindo votos para fulano, beltrano e sicrano de outras regiões, é de uma gigantesca incoerência. E o pior é quando fazem a tal da "dobradinha" com candidatos à reeleição que só aparecem de quatro em quatro anos, que o povo, na sua inquestionável sabedoria, chama de "candidatos copa do mundo".
Os oportunistas vão chegando. Que os eleitores fiquem com os olhos bem arregalados. Olhos de coruja.
COLUNA WENSE, DOMINGO, 25.01.2026.
Sobre o autor:
(*) Marco Wense é advogado e articulista político itabunense, com coluna diária - COLUNA WENSE -, publicada no Página de Polícia e em diversos sites. Seus textos combinam linguagem acessível com rigor argumentativo, sempre marcados por um tom crítico, combativo e atento às questões sociais.
Atua na defesa dos direitos dos trabalhadores, denuncia privilégios e excessos do poder e cobra, de forma constante, o respeito à Constituição. Sua coluna tem forte repercussão regional e circulação nos meios políticos, alcançando inclusive gabinetes do Legislativo municipal, estadual e federal.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...:
