

As Escutas Setoriais para a construção do Plano Municipal de Cultura continuam nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro. O instrumento vai orientar as políticas culturais da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista pela próxima década.
O objetivo da ação é assegurar a participação popular e democrática, garantindo que o plano analise as reais necessidades e particularidades da comunidade conquistense. A partir das escutas, serão definidas metas e ações que irão compor o documento final.
Para Maíza Leite, secretária executiva do Conselho Municipal de Cultura, a participação da população é essencial para fortalecer e construir políticas culturais mais justas, plurais e representativas para Vitória da Conquista. “Convidamos toda a comunidade a participar desse processo que irá orientar as políticas culturais do nosso município pelos próximos 10 anos”, reforçou.
Artistas, produtores, agentes culturais, grupos tradicionais, instituições, estudantes e toda a comunidade estão convidados a comparecer para contribuir com o desenvolvimento da cultura no município. Para participar, basta dirigir-se ao local no dia e horários indicados, sem necessidade de inscrição prévia.
A programação acontecerá conforme os locais e horários a seguir:
02/02/2026 (segunda-feira) – Escutas Setoriais
Local: Memorial Governador Régis Pacheco (Praça Tancredo Neves, 191 – Centro)
• 9h às 12h – Cadeias Produtivas Criativas (Design e Serviços)
• 14h às 17h – Infraestrutura e Espaços Culturais
03/02/2026 (terça-feira) – Escutas Setoriais
Local: Memorial Governador Régis Pacheco (Praça Tancredo Neves, 191 – Centro)
• 9h às 12h – Educação e Qualificação Profissional
• 14h às 17h – Gestão e Fomento
04/02/2026 (quarta-feira) – Escutas Territoriais
• 9h às 12h – Escuta Territorial Bairro Brasil
Local: Auditório do Planetário Everardo Públio de Castro (Centro Cultural Glauber Rocha – Av. Brumado, 205-289 – Ibirapuera)
• 14h às 17h – Escuta Territorial Bairro Candeias
Local: Sala 6 do Polo de Educação Permanente (Av. Olívia Flores, 3000 – Candeias)
A participação é gratuita, aberta e de grande importância para que o Plano Municipal de Cultura seja democrático e represente a pluralidade cultural do município.



