
A Prefeitura de Vitória da Conquista promoveu nesta segunda-feira (26) uma reunião institucional para discutir o funcionamento do sistema de estacionamento rotativo pago, a Zona Azul, reunindo representantes da gestão municipal, da Câmara de Vereadores, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Empresarial de Vitória da Conquista (Acevic). O encontro teve como objetivo alinhar informações, ouvir demandas e construir, de forma conjunta, propostas de aperfeiçoamento do serviço.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância do encontro e reforçou o papel estratégico da Zona Azul para a cidade. “Na tarde de hoje nós convidamos a CDL, a ACEVIC e a Câmara de Vereadores para tratarmos sobre o estacionamento rotativo de Vitória da Conquista. Ficou claro que o estacionamento rotativo, a Zona Azul, é de suma importância para o fortalecimento do nosso comércio, principalmente aqui na área central da nossa cidade. Ouvimos as sugestões da CDL, da associação e da Câmara de Vereadores e, em breve, vamos realizar uma coletiva de imprensa com a CDL e a Câmara de Vereadores para levar essas novas soluções para todos os conquistenses”, afirmou.
Durante a reunião, as entidades representativas apresentaram contribuições que serão reunidas em um documento formal. O material será encaminhado à Serbet, empresa concessionária responsável pela administração do sistema de estacionamento rotativo no município.

Hélio Marques também destacou que o diálogo com o poder público e demais entidades é essencial para garantir que o serviço atenda ao interesse coletivo. “A gente sempre quer o melhor para o comércio, quer conviver com a população e não quer nunca penalizar a população. Nós queremos ajudar”, completou.
Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Luciano Gomes enfatizou o papel do Legislativo como mediador das demandas da população e dos setores envolvidos. “A Câmara faz o papel de mediadora. Hoje a Prefeitura nos convidou para essa reunião junto com a CDL, com a Associação Comercial e com diversos órgãos representativos, e nós viemos trazer as propostas e as demandas da população. Não ficou nada definido, algumas propostas foram colocadas e agora elas vão ser analisadas pela equipe técnica da Prefeitura, junto com a empresa que atua na Zona Azul”, afirmou.
As sugestões apresentadas pela CDL, pela Acevic e pela Câmara de Vereadores serão analisadas pela concessionária. Após o retorno oficial da empresa, a Prefeitura realizará uma coletiva de imprensa para esclarecer dúvidas e informar à população sobre os próximos encaminhamentos.
O sistema de estacionamento rotativo pago, conhecido como Zona Azul, tem como objetivo organizar o uso das vagas públicas em áreas de grande circulação, especialmente no Centro da cidade, garantindo a rotatividade de veículos, ampliando o acesso ao comércio e contribuindo para a mobilidade urbana.
A Prefeitura reforça que todo o processo é conduzido com diálogo, transparência e responsabilidade, buscando o aperfeiçoamento do serviço e o fortalecimento da economia local.


