Fale Conosco
Por linkdosite
Sábado, 18 de Maio de 2024
20°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade

Lei que restringe saídas temporárias pode criar instabilidades nos presídios, alerta DPU

O órgão endossou o veto de Lula à lei e disse que os congressistas também deixaram de analisar os impactos financeiros da proposta.

05/05/2024 às 12h32
Por: Carlos Nascimento Fonte: cartacapital.com.br/
Compartilhe:
Lei que restringe saídas temporárias pode criar instabilidades nos presídios, alerta DPU

A Defensoria Pública da União (DPU) afirmou, nesta terça-feira 16, que as mudanças promovidas pelo Congresso Nacional para endurecer a concessão das saídas temporárias têm potencial de criar “instabilidades nos presídios brasileiros”. Além disso, pontuou que as novas regras afrontam “o princípio da dignidade da pena”.

O projeto foi aprovado em março e entrou em vigor na semana passada, quando foi parcialmente sancionado pelo presidente Lula (PT). A proposta acabava com as saídas temporárias para visita a familiares e atividades de convívio social, mas estes trechos foram vetados pelo petista. Agora, o Congresso Nacional pode derrubar os vetos.

Até então, a legislação estabelecia que presos em regime semiaberto que tivessem cumprido um sexto do total da pena e apresentassem bom comportamento poderiam deixar o presídio por cinco dias para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

Outros trechos do projeto, porém, foram mantidos. Um deles exige a realização de um exame criminológico, em que o preso é ouvido por um grupo de profissionais responsáveis por avaliar seu perfil psicológico e decidir se ele está apto ou não à progressão da pena.

No comunicado divulgado nesta terça, a DPU menciona o tamanho da população carcerária brasileira, com mais de 700 mil presos, e destaca que o Supremo Tribunal Federal (STF) já declarou haver um “estado de coisas inconstitucional” no sistema penitenciário, em razão das péssimas condições dos presídios.

O órgão endossou o veto de Lula à lei e disse que os congressistas deixaram de analisar os impactos financeiros da proposta, que tende a aumentar os gastos dos estados com as unidades prisionais.

“As alterações propiciadas pela Lei nº 14.843/2024 afrontam tanto o princípio da dignidade da pena, que garante a presas e presos o respeito à sua integridade física e moral quanto o princípio da individualização da pena, por limitar progresso na ressocialização de apenadas e apenados apesar de seu bom comportamento”, escreveu a DPU.

Com o objetivo de evitar insegurança jurídica em relação ao tema, o governo federal pediu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que regulamente a nova lei e estabeleça os critérios que nortearão o trabalho dos juízes na concessão do benefício. Além disso, o CNJ foi instado a fixar diretrizes para o exame criminológico.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também manifestou apoio ao veto de Lula. Parlamentares de oposição têm dito, no entanto, que os vetos devem ser derrubados pelo Congresso.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
AUTOS CARROS: A Câmara aprovou o projeto proposto pelo Poder Executivo que promove a volta da cobrança do seguro obrigatório de veículos terrestres.
VOLTA DO IPVA Há 2 semanas Em POLITICANDO...

AUTOS CARROS: A Câmara aprovou o projeto proposto pelo Poder Executivo que promove a volta da cobrança do seguro obrigatório de veículos terrestres.

Agora ele segue para o Senado. Se aprovado, o seguro, que ganha o nome de Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidente de Trânsito (SPVAT), será retomado em 2025. Saiba como isso pode afetar o seu bolso.
Dino derruba decisão do STJ e define que GCM pode fazer busca
PODER DE POLÍCIA Há 2 semanas Em POLITICANDO...

Dino derruba decisão do STJ e define que GCM pode fazer busca

A reclamação contra o Habeas Corpus concedido pelo STJ foi interposta pela Associação Nacional de Altos Estudos de Guarda Municipal e pelo Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SINDGM-CG). O caso aconteceu em São Paulo. (Confira comentário de Crispiniano Daltro)
Jerônimo Rodrigues propõe nova estrutura remuneratória para servidores estaduais
NOVA ESTRUTURA Há 2 semanas Em POLITICANDO...

Jerônimo Rodrigues propõe nova estrutura remuneratória para servidores estaduais

O novo plano de carreira foi encaminhado à Alba no mesmo dia da proposta de reajuste salarial para todos os servidores públicos estaduais, conforme publicado no Diário Oficial do Estado de sexta, 3/05.
ELEIÇÕES 2024: Movimentações sobre a corrida para a prefeitura de Vitória da Conquista
POLÍTICA/ Há 3 semanas Em Vitória da Conquista - BA

ELEIÇÕES 2024: Movimentações sobre a corrida para a prefeitura de Vitória da Conquista

Com o cenário político se aquecendo em Vitória da Conquista, os eleitores aguardam ansiosos por mais movimentações e definições dos candidatos, enquanto as articulações políticas continuam a moldar o panorama eleitoral da cidade.