
O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia a indicação do deputado federal Otto Alencar Filho para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Antônio Honorato de Castro Neto no Tribunal de Contas do Estado. Otto Filho foi reeleito em 2022 como o deputado federal mais votado da Bahia, com 200.909 votos.

Na justificativa enviada à ALBA, o governador enfatizou que a trajetória política e administrativa do parlamentar o credencia ao posto.

O TCE é formado por sete conselheiros.
Hoje integram a Corte: Gildásio Penedo Filho, Francisco Netto, Paolo Marconi, Pedro Lino, Raimundo Moreira, Marcus Presídio e a vaga agora indicada para Otto Alencar Filho. Cabe ao Tribunal fiscalizar a aplicação dos recursos estaduais, analisar contas do governo, julgar a legalidade de atos de pessoal e contratos e emitir pareceres que orientam a administração na boa gestão do dinheiro público.
Leitura política da indicação
Nos bastidores, a indicação tem sido interpretada como um gesto direto ao senador Otto Alencar, líder do PSD na Bahia. A escolha funciona como um aceno para evitar desgastes internos, já que há ruído em torno da posssivel não indicação do senador Angelo Coronel para integrar Chapa do governo para as próximas eleições. Coronel trabalha para viabilizar sua reeleição ao Senado em 2026 pelo PSD e qualquer movimento que alterasse o equilíbrio interno poderia interferir nessa prioridade. Ao optar por Otto Alencar Filho, o governo reduz tensões e reorganiza o cenário político de forma mais confortável para o partido.
O movimento também abre espaço para outro nome influente: o ex-governador Rui Costa, que pretende integrar a chapa majoritária do PT como candidato ao Senado. Com o PSD contemplado, o governo ganha mais margem para conduzir as articulações e ajustar o tabuleiro com foco nas eleições e na manutenção das alianças que sustentam sua base.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
**INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
