
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social inicia, nesta segunda-feira, 9, a edição 2026 do Carnaval Social, evento que reúne os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, assistidos pelo Centro Pop, Centro de Convivência e Permanência da Pessoa Idosa (CCPI), Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Na tarde de hoje, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Praça do Céu, a animação envolveu crianças, jovens, adultos e idosos, todos integrados em torno da celebração carnavalesca. “Essas celebrações tradicionais do nosso País são importantes porque acabam resgatando o valor do celebrar em comunidade, onde trabalhamos o entrosamento entre os participantes. Criamos um vínculo entre todos, trazendo-os para perto das ações do CRAS”, explicou a gerente da Proteção Social Básica, Ana Paula Neves Xavier.
Para Genidalva Dória Borges Carvalho, que integra o grupo de idosos, os festejos carnavalescos são sempre motivos para reencontrar os demais integrantes dos outros grupos que fazem parte do CRAS. “Nestas festas encontramos todo mundo: as crianças, os jovens, todos se divertindo em paz, integrados. O Carnaval é uma época de alegria e faz bem aos nossos corações”, disse.
A mesma opinião é compartilhada por Rian Teixeira de Jesus Ferreira, que participa do grupo de jovens. “Já venho há três anos para esse Carnaval e gosto bastante porque traz os participantes que fazem atividades aqui. Todas as grandes festas são especiais porque reúnem e promovem confraternização”, enfatizou.
De acordo com a coordenadora do CRAS Praça do Céu, Adriana Gomes Maciel, esses momentos focam no respeito entre as gerações. “Aqui desenvolvemos ações sobre dignidade e respeito a todos, mostrando que o direito de um começa quando o do outro termina. Enquanto referência de assistência social, todos os CRAS trabalham suas agendas inserindo as questões sociais e os direitos de cada pessoa”, concluiu.
Programação completa
10/02 – CCPI – 8h
10/02 – CRAS Riacho da Guia – 14h
10/02 – CREAS – 9h
10/02 – Centro POP – 9h
11/02 – CRAS Boa União – 9h
11/02 – CRAS Mangalô – 14h
12/02 – CRAS Nova Brasília – 14h
27/02 – CRAM/SESC – 13h30

