
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promoveu, nesta segunda-feira, 9, de forma virtual, uma reunião estratégica para orientar sobre a atualização cadastral no Mapa do Turismo Brasileiro. A iniciativa integra as ações do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur), e visa esclarecer procedimentos, alinhar informações e ampliar a adesão das cidades à principal ferramenta de planejamento do setor no país.
Todos os municípios sergipanos foram convidados, tendo participado da reunião representantes de diversas cidades, a exemplo de Aracaju, Canindé de São Francisco, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Macambira, Itaporanga d'Ajuda, Itabaiana, Estância, São Cristóvão, Neópolis, Propriá e Simão Dias.
Durante o encontro, a Setur disponibilizou uma cartilha orientativa sobre o Mapa do Turismo Brasileiro, elaborada como instrumento de apoio técnico aos gestores municipais. O material reúne informações, critérios e etapas do processo de cadastramento e atualização, com o objetivo de padronizar procedimentos, evitar inconsistências e facilitar o cumprimento das exigências estabelecidas pelo MTur.
A coordenadora de Turismo da Setur, Raquel Melo, destacou que a atuação contínua do Governo de Sergipe junto aos municípios tem sido essencial para o fortalecimento das políticas públicas do setor. Segundo ela, a reunião com os interlocutores municipais integra esse esforço permanente de orientação e suporte técnico, com o objetivo de garantir a atualização do cadastramento no Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta estratégica para o planejamento, a organização e a regionalização da atividade turística, além de assegurar aos municípios o acesso a programas, ações e investimentos federais voltados ao desenvolvimento sustentável do turismo no estado.
“Essa reunião com os interlocutores municipais teve como foco orientar e assessorar tecnicamente o processo de atualização cadastral no Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento essencial para o planejamento, a organização e a regionalização do turismo no país. Manter os municípios devidamente inseridos no Mapa é fundamental para garantir acesso às ações, programas e investimentos do Ministério do Turismo, além de fortalecer a governança, a descentralização da gestão e o desenvolvimento sustentável da atividade turística no estado”, frisou Raquel Melo.
Critérios técnicos necessários
Conforme a assessora técnica da Setur, Waleska Carvalho, que atua como interlocutora estadual do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), atualmente, 45 municípios de Sergipe estão aptos a realizar a atualização anual do cadastro, por já integrarem o Mapa do Turismo. Outros municípios que ainda não fazem parte da ferramenta poderão iniciar o processo de cadastramento a partir do mês de março.
Waleska Carvalho reforçou que a atualização do Mapa do Turismo é anual e exige o cumprimento de critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério do Turismo. Entre eles, estão a comprovação da existência de órgão ou entidade responsável pela pasta de turismo no município, dotação orçamentária específica para o setor, Conselho Municipal de Turismo ativo, prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a formalização da adesão ao Programa de Regionalização do Turismo por meio de termo de compromisso.
Segundo a interlocutora estadual do PRT, a reunião é uma ação fundamental para evitar inconsistências no processo de cadastro, padronizar procedimentos e fortalecer a regionalização do turismo em Sergipe. “Além de esclarecer dúvidas e orientar os gestores municipais, esse alinhamento amplia as chances de mais cidades estarem aptas a acessar políticas públicas, programas federais, capacitações e investimentos voltados ao desenvolvimento do turismo”, destacou.
Ampliar participação
Com o início do processo de recadastramento e de novos cadastramentos previsto para março, a expectativa da Setur é ampliar a participação dos municípios sergipanos no Mapa do Turismo Brasileiro, fortalecendo a governança, a descentralização da gestão e o desenvolvimento sustentável da atividade turística em todo o estado.
Para fazer o recadastramento, é preciso preencher corretamente o cadastro por meio do sistema eletrônico do MTur no site sistema.mapa.turismo.gov.br/#/login a qualquer momento. Além disso, os municípios interessados podem procurar a Setur, que estará à disposição por meio dos e-mails dos interlocutores locais: raquel.melo@setur.se.gov.br e waleska.carvalho@setur.se.gov.br.



