
Apoiado pelo Governo do Estado, o Sealba Show também dá espaço para os pequenos produtores rurais de Sergipe mostrarem suas marcas. O espaço se torna vitrine de identidade, qualidade e inovação local. São produtos feitos em Sergipe, que vão desde o artesanato autoral às soluções do agronegócio, agregando valor aos itens originados da agricultura familiar.
São produtores-expositores que, na fase de iniciação do cultivo ou da implantação do seu agronegócio, contaram com a assistência técnica da gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) ou das suas vinculadas: Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse).
Apicultura
O presidente da Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Sergipe, Ricardo Tayrone dos Santos, destacou a importância de participar do evento. “Funciona como uma vitrine de negócios, um celeiro de oportunidades, onde podemos demonstrar o que Sergipe tem de melhor. Aqui, podemos dar visibilidade à produção da apicultura do estado, demonstrando a diversidade de produtos, de vários associados e que vão além da produção de mel como pólen, própolis, geléia real, hidromel e mel de abelha sem ferrão, como Jataí, Uruçu e Mandassaia”, afirmou, ao destacar que a associação é composta por 40 produtores dos municípios de Japaratuba, Capela, Estância, Indiaroba, Tomar do Geru, Cristinápolis, Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga e Santa Luzia do Itanhy.
Ricardo Tayrone ressaltou a parceria com a gestão estadual, por meio da Seagri, na realização de encontros anuais de produtores de mel. “Desde o ano de 2023, o Governo tem nos apoiado efetivamente, com a realização de encontros de criadores. Este ano vamos realizar o terceiro evento, tendo como objetivo central diversificar e difundir a apicultura e a meliponicultura do ponto de vista profissional. Então, a gente só tem a agradecer, na certeza de que essa parceria ainda vai produzir muitos frutos mais”, pontuou.
Ovos caipiras
No evento, uma agroindústria de Moita Bonita, que recentemente recebeu o Selo de |Inspeção Estadual (SIE), também aproveitou a oportunidade para divulgar e comercializar seus produtos. A certificação pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) emitidos pela Emdagro é um impulsionador importante para empresas do setor em Sergipe. Esse sistema, que garante a conformidade com os padrões de qualidade, não apenas eleva a reputação das empresas certificadas, mas também abre portas para novos mercados e oportunidades de crescimento.
Atendimento
Assistido pelo escritório Regional da Emdagro de Umbaúba, Rodrigo Soares Menezes, produtor rural no povoado Tabuleiro dos Cágados, esteve no Sealba Show pela primeira vez, com o intuito de conhecer as novidades na área de inovação e máquinas agrícolas. “Estou na fase inicial de produção do cacau e ainda não colhi os primeiros frutos. Sem a assistência técnica da Emdagro não teria o conhecimento necessário para prosperar na atividade”, afirmou.
Produtores do município de Itabi também estiveram no estande da Seagri no Sealba, acompanhados do técnico da Emdagro, José Unaldo Vieira, e do secretário municipal da Agricultura, Thiago Menezes. De acordo com o técnico da Emdagro, em Itabi a produção de milho e a pecuária leiteira têm predominado o setor produtivo, embora existam produtores que trabalham com a produção de milho, gado leiteiro e granjas de suínos, ao mesmo tempo.
No município, o Governo de Sergipe, por meio da Emdagro, entregou quatro mil quilos de sementes de milho certificadas, como também realizou assistência técnica e serviço de vacinação. “A Emdagro tem sido um parceiro importante para os produtores”, contou Luiz Wesley, diretor de Meio Ambiente da prefeitura de Itabi.

















