
A padronização, modernização e transparência da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) estiveram entre os principais pilares da gestão em 2025, com avanços em todas as áreas de atendimento ao cidadão. Um dos principais marcos desse processo foi o fortalecimento da Ouvidoria, que teve sua equipe duplicada e passou por capacitações voltadas à melhoria da agilidade, da organização das demandas e da qualidade das respostas oferecidas à população. Com o incremento, no último trimestre de 2025 a Adema ampliou em 15% os atendimentos diretos ao cidadão em relação ao trimestre anterior.
Entre fevereiro e dezembro de 2025, a Ouvidoria da Adema registrou números expressivos. Por meio do Sistema de Ouvidorias do Estado de Sergipe (SE-Ouv), foram finalizadas 661 manifestações relacionadas à Lei de Acesso à Informação. No mesmo período, outras 186 demandas foram atendidas diretamente, com diferentes tipos de solicitações.
Do total de demandas recebidas diretamente pela Ouvidoria, 106 foram denúncias. Todas elas foram encaminhadas para apuração pela gestão ou pelo setor responsável, a exemplo da Gerência de Fiscalização, que realiza o envio de fiscais a campo para averiguar a procedência das informações denunciadas e, quando necessário, expede autos de notificação e infração. As demais manifestações incluem pedidos de informação, elogios, reclamações, sugestões ou solicitações diversas direcionadas à Adema.
De acordo com o presidente Carlos Anderson Pedreira, a medida foi adotada para facilitar o acesso da população à Adema. “Tudo que temos feito desde que recebemos a missão de conduzir a Adema busca ampliar a eficiência e a transparência do órgão, a modernização dos serviços e a construção de uma governança institucional que nos permita superar desafios históricos. Fortalecer a ouvidoria é ampliar as formas de participação da sociedade e aprimorar nossos mecanismos de autorregulação”, pontuou.
A coordenadora da Ouvidoria da Adema, Katarina Camilo, destaca a importância da participação da população tanto na defesa do meio ambiente quanto no fortalecimento do trabalho institucional do órgão. “A Ouvidoria é o canal direto de diálogo entre os cidadãos e a Adema. Todo o nosso trabalho é voltado para o interesse público, para garantir transparência, escuta ativa e a defesa do meio ambiente, em benefício da população sergipana”, afirma Katarina. Segundo ela, o processo de capacitação da equipe continuará ao longo de 2026, para assegurar um atendimento cada vez mais qualificado ao cidadão.
SE-Ouv
O papel do SE-Ouv é fundamental na ampliação do acesso e do diálogo com a sociedade. É uma ferramenta de fácil acesso, que pode ser utilizada a qualquer horário, de qualquer dispositivo, permitindo que o cidadão registre sua manifestação de forma prática, inclusive com o envio de fotos, vídeos e documentos. O cidadão que quiser acessar qualquer dado pela LAI ou se manifestar enviando elogios, reclamações, sugestões e denúncias pode entrar em contato com a Adema pelo telefone (79) 3198-7195, ou acessar o SE-Ouv pelo endereço eletrônico https://ouvidoria.se.gov.br/ , após um breve cadastro.



