
Com o trabalho integrado e de inteligência das Forças Estaduais da Segurança Pública, a Bahia registrou em 2025, a maior redução no número de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte dos últimos 19 anos. Os dados foram apresentados na manhã desta terça-feira (20), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
No ano passado foram contabilizadas 3.884 ocorrências, 588 a menos que no ano de 2024, redução de 13,1%, segundo dados da Polícia Civil. Em 2025, foi o quarto ano consecutivo com a redução de mortes violentas no estado.
Macrorregiões
Salvador registrou o menor número de mortes violentas dos últimos 25 anos em 2025, com redução de 22,9% em comparação com 2024. Ao todo, a Polícia Civil contabilizou 706 ocorrências nos 12 meses do ano passado.
Na Região Metropolitana de Salvador, no mesmo período de comparação, a redução também alcançou os dois dígitos, com 21,2% a menos de CVLIs, representando 390 crimes, 105 a menos. No interior do estado, o ano de 2025 terminou com 2.788 mortes violentas, redução de 8,9%.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou que a redução dos índices criminais é resultado do trabalho constante das Forças Policiais. "Com reforço das ações ostensivas e seguindo a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência, asfixiamos financeiramente as facções”, ressaltou.
Acrescentou ainda que, além de descapitalizar as organizações criminosas, as Forças da Segurança ampliaram o número de prisão de criminosos e também das apreensões de armas de fogo.
Feminicídios
A Bahia registrou 103 feminicídios em 2025, de acordo com a Polícia Civil. O número total do ano passado é 6,3% menor que o contabilizado em 2024.

Foto: Marcelo Werner
"Lançamos no final do ano de 2025 o Baralho Lilás, ferramenta que expõe agressores procurados pela Justiça. Queremos fortalecer cada vez mais a rede de proteção, visando ampliar a redução da violência de gênero", destacou Werner.
Clique na imaem e acesse dados estatísticos:
Balanço 2025 aponta importantes investimentos para o Departamento de Polícia Técnica da Bahia - DPT
Entre o lançamento do edital para construção da nova sede e as aquisições de equipamentos, os investimentos superam 160 milhões de reais.
O ano de 2025 trouxe importantes investimentos para o Departamento de Polícia Técnica da Bahia. Além das aquisições de equipamentos e viaturas entregues ao DPT, que representaram mais de 18 milhões investidos, o Governo do Estado anunciou o edital para contratação da empresa que fará a Construção da Nova Sede, orçada em mais de 140 milhões.

Foto: Osvaldo Silva
“Apenas o valor da obra representa o maior investimento individual em estrutura física já realizado no âmbito da Segurança Pública da Bahia e isso reforça o compromisso com a perícia oficial de natureza criminal”, explicou Osvaldo Silva, diretor-geral da Polícia Técnica.
Outra área que também recebeu atenção foi a de pessoal, com a ampliação do efetivo de 1.219 peritos para 1.583 por causa da chegada dos novos profissionais da turma 02 do concurso Público. O aumento neste número e a mudança de algumas rotinas permitiram ainda um acréscimo de cerca de 23% na quantidade de laudos emitidos durante o ano, passando de 178.021 em 2024 para 231.583, no ano passado.
Os esforço para ampliação do atendimento ao cidadão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional permitiu a emissão de mais 2,1 milhões de carteiras, somente em 2025. Os números significam que a Bahia fará a migração de toda a sua população para o novo sistema, antes do prazo estipulado pelo Governo Federal em 2032.
O Departamento de Polícia Técnica – DPT, inaugurou ainda o Posto Avançado de Ribeira do Pombal e as Salas Lilás de Vera Cruz, Serrinha e Ribeira do Pombal, promovendo um atendimento mais humanizado para mulheres e crianças vítimas de violência.
Participou de mais de 30 Operações em integração com outras forças de segurança pública e defesa social, além da atuação do Núcleo de Inteligência que auxiliou 75 prisões, identificou 554 autores de delitos por meio das análises da imagens de câmeras de segurança e assessorou outras 35 operações de inteligência.
*COMENTE A MATÉRIA E COMPARTILHE, assim você estará apoiando o jornalismo independente.!*
*INSCREVA-SE* no Canal do YouTube do PÁGINA DE POLÍCIA - @tvpaginadepolicia
Clique no *"GOSTEI"* e COMPARTILHE...:
