
Com o objetivo de aprimorar a gestão de infraestrutura rural e garantir maior precisão nos investimentos públicos, uma comitiva técnica do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) realizou entre os dias 2 e 5 de fevereiro, uma visita técnica ao município de Presidente Tancredo Neves, no sul baiano.
O intercâmbio teve como foco o Programa Pró-Rodovias, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/BA), que conta com o apoio do Banco Mundial. A equipe sergipana buscou absorver a metodologia prática utilizada pelo estado vizinho na seleção e execução de melhorias em estradas vicinais.
O ponto central da visita foi o entendimento dos critérios de seleção dos trechos beneficiados. A ideia é compreender como a Bahia prioriza as vias que recebem intervenções, garantindo que o recurso chegue onde o impacto social e econômico é maior.
Essa troca de experiências servirá de base para o Programa Pista Nova Vida Nova, iniciativa que será executada pelo DER/SE em Sergipe. Assim como o programa baiano, o projeto sergipano será viabilizado por meio de um contrato de crédito firmado com o Banco Mundial.
"A proposta é aplicar em Sergipe uma metodologia consolidada e eficiente, garantindo maior assertividade na escolha dos trechos a serem beneficiados", destacou a equipe técnica durante o encontro.
Durante os quatro dias de imersão, os técnicos puderam discutir desafios logísticos, soluções de engenharia para vias não pavimentadas e modelos de sustentabilidade para a manutenção dessas estradas, essenciais para o escoamento da produção agrícola e o acesso de comunidades rurais a serviços básicos.
Com o encerramento da visita técnica, os dados e experiências coletados serão compilados em um relatório que servirá de guia para a estruturação final do Pista Nova Vida Nova. A expectativa é que o programa traga um novo padrão de qualidade para as estradas vicinais de Sergipe, utilizando padrões internacionais de transparência e técnica exigidos pelo Banco Mundial.



