
No Dia Mundial do Diabetes, celebrado nessa sexta-feira (14), a manhã foi diferente para muitos pacientes que passaram pela Policlínica Municipal de Petrolina. Entre conversas, acolhimento e olhares atentos da equipe de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Associação dos Diabéticos e Familiares de Petrolina (ADIFAPE), realizou mais uma edição do Dia D do Diabetes, levando serviços essenciais e humanizados a quem convive diariamente com a doença.
Logo cedo, a Policlínica já recebia moradores em busca de orientação e acompanhamento. Para muitos, a oportunidade de passar por uma avaliação completa representa mais tranquilidade e segurança no tratamento. Foi o caso de Dona Maria, que chegou animada para revisar seus exames. “Quando a gente tem esse cuidado perto de casa, a gente se sente mais confiante. Cada orientação faz diferença”, comentou.
Durante toda a manhã, os pacientes tiveram acesso a diversos serviços pensados especialmente para o cuidado integral com atendimento com endocrinologista, garantindo uma avaliação especializada; atendimento psicológico, acolhendo medos, ansiedades; orientação sobre autocuidado/ e aferição de glicemia e pressão arterial, passos essenciais para o controle diário da saúde.
Mais do que uma ação de saúde, o Dia D foi um momento de escuta e troca. Profissionais conversaram com os pacientes sobre alimentação, atividade física, uso correto de medicamentos e sinais de alerta para diagnóstico da doença. Cada atendimento reforçou a ideia de que o tratamento vai muito além de números e exames: passa pela informação, confiança e presença constante de uma rede de apoio.
