
A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe (Seplan) integra a 2ª edição do curso “Mulheres na Gestão: Financiamento Externo para Políticas Públicas”, realizado em Brasília, Distrito Federal, desde a última terça-feira, 26. O evento aborda temáticas relativas à presença feminina na gestão pública, especialmente em cargos estratégicos de tomada de decisão. A capacitação, promovida pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), segue até esta quinta-feira, 28, e conta com a parceria do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Iniciativas de fomento à participação feminina em espaços de poder e decisão é um compromisso recorrente da gestão estadual que se destaca no cenário nacional com 41% do secretariado formado por mulheres. Como parte do trabalho pela equidade de gênero na gestão, lideranças femininas que integram a administração pública têm participado ativamente de capacitações nacionais. Exemplo disso é a presença da gestora governamental Andrea Macedo no curso promovido pelo MPO.
“A inclusão da perspectiva de gênero nas políticas públicas melhora a qualidade e os resultados dos projetos. É importante reforçar e intensificar a presença da mulher em todos os espaços, e isso precisa ser refletido na Administração Pública. Este curso prepara mulheres para elaborar e liderar projetos estruturantes com organismos multilaterais que promovam o desenvolvimento econômico e social”, ressaltou Andrea.
A gestora integra o grupo de quatro sergipanas, também presentes na iniciativa. Entre elas: a vice-prefeita do município de São Cristóvão, Gedalva Umbaúba; a secretária de Planejamento, Orçamento e Transformação Digital do município de Nossa Senhora do Socorro, Camila Godinho; e a coordenadora de captação de recursos da capital Aracaju, Ana Carla.






