

A Colônia Penal Feminina de Buíque recebeu, na última semana, uma manhã de cuidados ofertados pela Secretaria da Mulher de Caruaru, por meio da Coordenação de Justiça e Proteção. Na ocasião, foram realizados os serviços de corte de cabelo e assistência jurídica, além de uma palestra motivacional com a advogada Wedja Costa, voltada para detentas de Caruaru.
“Eu achei que foi um momento muito legal, que saiu da rotina da gente. Foi maravilhoso, eu aprendi muito, consegui pensar no que eu quero construir pro meu futuro: uma vida digna e diferente. Eu agradeço muito por esse cuidado e o serviço de corte de cabelo, é algo que transforma nosso dia”, celebrou uma das detentas, que tem 18 anos.
A ação foi realizada por meio do Projeto Estreitando Laços, que promove visitas mensais de familiares das mulheres que estão no sistema prisional. Neste mês, o encontro aconteceu no último domingo (17), em parceria com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.
“O projeto é muito especial para a gente porque é como conseguimos manter um vínculo com a nossa família. Se a gente tem esse vínculo, consegue ter uma ressocialização maior. Quando vejo a minha família, me sinto mais próxima da minha liberdade”, relatou uma detenta de 39 anos. “O projeto cuida justamente do motivo que sofremos mais, que é a saudade. Com essas visitas, temos a certeza de que não estamos sozinhas”, completou outra.
