Fale Conosco
Por linkdosite
Sábado, 18 de Maio de 2024
20°C 31°C
São Paulo, SP
Publicidade

O ALERTA DO GESTO, A CASSAÇÃO DE MARIA TEREZA CAPRA

“O Alerta do Gesto: a Cassação de Maria Tereza Capra” é um documentário produzido pelo cineasta e escritor argentino/brasileiro, Carlos Pronzato.

07/03/2024 às 16h39
Por: Carlos Nascimento Fonte: Carlos Pronzato
Compartilhe:
 O ALERTA DO GESTO, A CASSAÇÃO DE MARIA TEREZA CAPRA

Trata-se de um filme que narra a cassação do mandato de uma vereadora no município de São Miguel do Oeste, cidade do interior catarinense, em sessão na Câmara de Vereadores no dia 03 de fevereiro de 2023.

Maria Tereza Capra (PT) questionou o gesto em apologia ao nazismo praticado por centenas de pessoas no dia 02 de novembro de 2022, dois dias após a vitória eleitoral do Lula, em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (quartel) da cidade. Em um vídeo publicado nas suas redes sociais virtuais, a então vereadora refletiu naquele momento sobre os impactos do gesto e a estética representada, a qual fere a memória das pessoas que foram assassinadas no Holocausto.

Mesmo que a repercussão do gesto tenha se tornado pauta na imprensa internacional por meio de fotografias e vídeos divulgados pelas pessoas que estavam no ato, Maria Tereza foi responsabilizada por fazer com que São Miguel do Oeste se tornasse mundialmente conhecida como uma cidade nazista e por isso, teve o mandato de vereadora cassado além de receber diversas ameaças de morte, o que fez com que ela saísse da cidade por mais de 120 dias.

O documentário só teve algumas exibições, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, no Cinema do Museu em Salvador e na sede do PT municipal em Maceió.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina reconduziu Maria Tereza Capra ao Mandato em novembro de 2023. Ela segue na defesa da Democracia e dos Direitos Humanos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários