Fale Conosco
Por linkdosite
Segunda, 20 de Maio de 2024
17°C 27°C
São Paulo, SP
Publicidade

AMPLIAÇÃO DE PRAZO

Poder Executivo publicou Decreto n º 22.494, aumentando para 120 meses o prazo máximo para pagamento de empréstimos de servidores ativos, aposentados e pensionistas.

31/12/2023 às 11h05
Por: Carlos Nascimento Fonte: RH Bahia
Compartilhe:
AMPLIAÇÃO DE PRAZO
O Governo do Estado publicou o Decreto n° 22.494, (Vide íntegra no final da matéria) no Diário Oficial de sábado (23/12), ampliando o prazo para pagamento de empréstimos consignados de servidores públicos. A nova regra possibilita que os servidores ativos, aposentados e pensionistas tenham prazo de até 120 meses para pagar os empréstimos descontados na folha salarial.
O Decreto publicado neste sábado altera o Decreto nº 17.251, de 05.12.2016. Anteriormente, o prazo máximo para o pagamento de consignados era de 96 meses. A nova regra ampliou em 24 meses, chegando ao prazo total de 120 meses para o pagamento de empréstimos descontado em folha.
A ampliação do prazo para pagamento de empréstimos consignados de servidores públicos segue uma tendência nacional, que já vem acontecendo em outros entes federativos e praticados por instituições financeiras, inclusive bancos públicos.
O aumento do prazo para o pagamento dos empréstimos descontados em folha guarda estreita relação com melhora do ambiente econômico no país. A melhoria acentuada das condições de empréstimos, a redução das taxas de juros e as perspectivas de crescimento econômico do país são alguns dos fatores que corroboram.
Outro fator relevante para edição do Decreto é a perspectiva de retomada do consumo e do incremento da atividade econômica do estado, seguindo a política de recuperação econômica do Governo Federal. Os servidores têm a oportunidade de organizarem suas finanças, renegociando suas dívidas com prazos mais dilatados e juros menores. Desta forma, podem voltar para o mercado consumidor, ajudando a aquecer a economia baiana, sobretudo nesse período de fim de ano e verão, quando o consumo é naturalmente maior.
O Decreto abrange servidores públicos ativos, inativos e dos pensionistas dos órgãos da administração direta, das autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual.
Vale lembrar que o Decreto n° 22.494 só terá alteração no prazo para pagamento dos empréstimos. As demais regras continuam as mesmas.

CONFIRA ÍNTEGRA DO DECRETO

DECRETO Nº 22.494 DE 22.12.2023 (DOE de 27.12.2023)

Altera o Decreto nº 17.251, de 05 de dezembro de 2016, na forma que indica.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso da atribuição que lhe é conferida pelo inciso V do art. 105 da Constituição Estadual,

D E C R E T A

Art. 1º - O Decreto nº 17.251, de 05 de dezembro de 2016, passa a vigorar com as seguintes alterações:

"Art. 14 - As consignações relativas a amortizações de empréstimos e parcelas de juros a eles relativos serão processadas de acordo com o prazo do contrato de empréstimo firmado entre a instituição financeira e o servidor, não podendo sua duração exceder a 120 (cento e vinte) meses.

......................................................................................................" (NR)

"Art. 19 - ................................................................................................

III - a soma dos valores efetuados em favor de associações e sindicatos a título de benefícios assistenciais não poderá ultrapassar o limite de 12% (doze por cento) da remuneração líquida do servidor, com possibilidade de parcelamento em até 60 (sessenta) meses;

......................................................................................................" (NR)

Art. 2º- Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 22 de dezembro de 2023.

JERÔNIMO RODRIGUES

Governador

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Kleber SouzaHá 5 meses SalvadorConsiderando o arrocho salarial dos servidores, isso é uma tentação!
Maria JoséHá 5 meses SalvadorConsiderando o arrocho salarial dos servidores, isso é uma tentação!
Luis CláudioHá 5 meses SalvadorGoverno dando mais corda para o servidor de enforcar.
Mostrar mais comentários
GOVERNADOR JERÔNIMO: Não tenho fábrica de dinheiro nem vara de condão, diz governador sobre reajuste para os professores das universidades.
“VARA DE CONDÃO” Há 2 semanas Em CRISPINIANO DALTRO..

GOVERNADOR JERÔNIMO: Não tenho fábrica de dinheiro nem vara de condão, diz governador sobre reajuste para os professores das universidades.

Crispiniano Daltro comenta fala de Jerônimo: “VARA DE CONDÃO” - Os índices reivindicados vão de 42,2% e 42,46%, com base no IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, a depender da classe.
Jerônimo Rodrigues propõe nova estrutura remuneratória para servidores estaduais
NOVA ESTRUTURA Há 2 semanas Em POLITICANDO...

Jerônimo Rodrigues propõe nova estrutura remuneratória para servidores estaduais

O novo plano de carreira foi encaminhado à Alba no mesmo dia da proposta de reajuste salarial para todos os servidores públicos estaduais, conforme publicado no Diário Oficial do Estado de sexta, 3/05.
Jerônimo apresenta projeto de reajuste dos servidores e discute emendas dos deputados em reunião com a base aliada
DIALOGANDO... Há 4 semanas Em SERVIDORES PÚBLICOS

Jerônimo apresenta projeto de reajuste dos servidores e discute emendas dos deputados em reunião com a base aliada

Segundo o líder do governo na Assembleia, deputado Rosemberg Pinto (PT), Jerônimo vai enviar à Casa uma proposta de reajuste linear de 4% ao funcionalismo. “Existem aumentos diferenciados para algumas categorias, como de praxe.
CONFIRA RELAÇÃO: SEC publica Portaria com a lista de classificação das LICENÇAS-PRÊMIOS para fruição e as convertidas em PECÚNIA
LICENÇAS-PRÊMIOS Há 1 mês Em SERVIDOR PÚBLICO

CONFIRA RELAÇÃO: SEC publica Portaria com a lista de classificação das LICENÇAS-PRÊMIOS para fruição e as convertidas em PECÚNIA

Na segunda-feira (15) iniciará o prazo das referidas concessões. A medida contempla professores do magistério público estadual dos ensinos Fundamental e Médio.