Fale Conosco
Por linkdosite
Sábado, 18 de Maio de 2024
20°C 30°C
São Paulo, SP
Publicidade

Justiça proíbe presença de torcida organizada BAMOR em estádios de todo o país

Os torcedores ficam proibidos de comparecer aos estádios portando elementos que os identifiquem como membros da torcida.

15/09/2022 às 15h43
Por: Carlos Nascimento Fonte: bahia.ba/
Compartilhe:
Justiça proíbe presença de torcida organizada BAMOR em estádios de todo o país

Atendendo a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que pediu o afastamento das torcidas organizadas Bamor, do Bahia, e Os Imbatíveis, do Vitória, dos eventos esportivos em todo o país durante o prazo de dois anos, a Justiça proibiu a Torcida Organizada Bamor (TOB), do Esporte Clube Bahia, de acessar estádios e locais onde sejam realizados eventos esportivos, em todo o país. Decisão foi publicada nesta quinta-feira (15/9) e é válida até o julgamento do mérito da ação civil pública ajuizada pelo MP-BA.

A ação foi ajuizada por meio da promotora de Justiça Thelma Leal, na segunda-feira (12), usando a briga entre as duas torcidas no último dia 4, em São Caetano, onde anexou vídeos que circularam nas redes sociais.

Os torcedores ficam proibidos de comparecer aos estádios portando elementos que os identifiquem como membros da Bamor, a exemplo de qualquer vestimenta, bonés, faixas, bandeiras ou similares e devem manter uma distância de três mil metros dos arredores dos locais dos jogos.

Foi determinado ainda o fechamento da sede da Bamor, com impedimento de realização de eventos e concentração de torcedores, ainda que sem utilizar elementos indicativos da torcida organizada, nos dois dias antecedentes aos jogos do Bahia. Conforme a determinação, a Bamor deve apresentar em prazo de cinco dias a lista atualizada dos seus integrantes. Eventual descumprimento de quaisquer determinações gera multa diária de R$ 5 mil.

A determinação foi motivada pela briga generalizada entre torcedores do Bahia e do Esporte Clube Vitória, que deixou três homens feridos em Salvador, na tarde de domingo (4/9). Todos eles são membros da organizada do Bahia.

Torcida Organizada Bamor

A Torcida Organizada Bamor, ou simplesmente Bamor é uma torcida organizada do Esporte Clube Bahia. Durante as partidas do clube, a Bamor fica localizada na arquibancada norte da Arena Fonte Nova A torcida está organizada em "distritos", para qual cada bairro residem os integrantes para facilitar o acesso.

História

A Bamor foi fundada no dia 12 de agosto de 1978 por um grupo de estudantes do Colégio Marista capitaneado por Zé Augusto (conhecido também como Zé Pouvinho). É uma das torcidas organizadas mais atuantes do estado da Bahia, além de ser a maior de seu clube e tem como lema "Ninguém nos vence em vibração", frase presente no hino oficial do Bahia e constantemente aparece nos bandeirões da torcida nos estádios.[

A maior crise da Bamor ocorreu em 1995. A eleição para presidente levou a diretoria a se separar. Na época a direção da atual Bamor, que detém o registro da marca, criou um estatuto no qual o presidente deveria ser eleito e não escolhido. Isso resultou numa modernização da torcida, com a eleição de um diretoria jovem.

Antes da divisão, a Bamor era a torcida que mais possuía bandeiras no Nordeste - mais de 80. Com a separação, os antigos diretores tomaram posse de grande parte do material, que ainda hoje a Bamor tenta reaver através de medidas judiciais. Além disso, muito material foi perdido no incêndio do depósito na Estádio da Fonte Nova e outras no decorrer do tempo.

Em pesquisa realizada pela Ipsos Marplan, divulgada em março de 2007, a Bamor foi a terceira torcida organizada mais lembrada do Brasil pelo público ouvido, ficando atrás apenas da Gaviões da Fiel e Torcida Jovem do Flamengo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários