Terça, 17 de Fevereiro de 2026
26°C 27°C
Salvador, BA
Publicidade

Instalada comissão sobre abertura do mercado de energia

Luis Macedo/Câmara dos Deputados Cacá Leão foi eleito presidente da comissão A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (1º) a comissão e...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
01/06/2022 às 17h06
Instalada comissão sobre abertura do mercado de energia
Cacá Leão foi eleito presidente da comissão - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados instalou nesta quarta-feira (1º) a comissão especial que vai analisar a modernização do setor elétrico (Projeto de Lei 414/21, do Senado, e apensados). O deputado Cacá Leão (PP-BA) foi eleito presidente do colegiado com 9 votos favoráveis e um voto em branco. A comissão especial tem 34 membros titulares e igual número de suplentes.

A proposta do Senado estabelece prazo para a abertura do setor elétrico, quando todos os usuários poderão comprar energia do mercado livre. Atualmente, os usuários com consumo menor do que 500 kW (os chamados consumidores cativos) compram energia do ambiente de contratação regulada. Já os maiores podem optar pela compra do ambiente de contratação livre, negociando diretamente os contratos.

O  deputado José Priante (MDB-PA), que presidiu a reunião, informou que o deputado Fernando Coelho Filho (União-PE), ex-ministro de Minas e Energia, será o relator da proposta. Em março, Fernando Coelho participou do lançamento na Câmara do "Desperdiçômetro", plataforma que acompanha, em tempo real, o desperdício gerado pelas empresas brasileiras por não fazerem parte do mercado livre de energia.

Priante destacou a importância do trabalho da comissão para impulsionar o desenvolvimento do País. "É inevitável que eu fale algo que dói profundamente ao meu estado do Pará, por termos as duas maiores hidrelétrica genuinamente brasileiras que são a hidrelétrica de Tucuruí e a hidrelétrica de Belo Monte, mas pagarmos a tarifa mais cara do Brasil. Isso não é razoável, isso não é justo, é profundamente desigual, esperamos que essa comissão possa encontrar o caminho para resolver essa questão", declarou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários