
Fotos: Karla Ferreira
Na noite deste sábado (20), o Centro de Convenções de Feira de Santana foi palco do desfile de encerramento do projeto Ponto da Moda, iniciativa promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, com patrocínio da Belgo Arames e da ArcelorMittal. O evento reuniu alunos, familiares, autoridades e representantes de instituições parceiras para celebrar a conclusão do curso de qualificação profissional voltado para o setor da moda.
A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres esteve representada pela diretora de Projetos de Igualdade de Gênero, Josailma Ferreira, e pelo chefe da Divisão de Gêneros, Fábio Ribeiro, reafirmando o compromisso da gestão municipal com ações voltadas à promoção da inclusão, da diversidade e da igualdade de oportunidades.
Durante o desfile, os participantes apresentaram os trabalhos desenvolvidos ao longo da formação e receberam certificados de conclusão, marcando mais uma etapa importante em suas trajetórias profissionais e pessoais.
O projeto Ponto da Moda tem como objetivo promover qualificação técnica e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, com um olhar especial para a população LGBTQIAPN+, fortalecendo a inclusão social e a valorização da diversidade no município.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, a Secretaria da Mulher participou ativamente por meio da realização de rodas de conversa, palestras e atividades educativas voltadas para temas como igualdade de gênero, direitos humanos, respeito à diversidade e fortalecimento da cidadania.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Ponto da Moda, Nina Florz, a iniciativa representa uma importante ferramenta de transformação social.
“É muito importante para a cidade porque, além de trazermos um público ativo direcionado para diversas áreas da moda, temos um recorte muito especial para atender a comunidade LGBTQIAPN+. Iniciativas como essa permitem que o espaço seja de acolhimento e pertencimento. Além das habilidades técnicas, também trabalhamos o emocional e possibilitamos que essas pessoas saiam do projeto mais fortalecidas, entendendo o quanto são importantes e o quanto esse projeto pode mudar suas vidas”, destacou.
Para a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, ações como o Ponto da Moda contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária, fortalecendo políticas públicas que promovem o respeito à diversidade e a garantia de direitos para toda a população.
O desfile marcou não apenas a conclusão de uma etapa formativa, mas também mais um avanço do município na promoção da igualdade de gênero, da inclusão social e do fortalecimento da cidadania.









