
Um dos maiores ídolos do Vitória, morreu nesta quarta-feira (28) o ex-atacante André Catimba. Defendeu o Rubro-Negro entre os anos de 1971 a 1975 e participou da histórica conquista do Campeonato Baiano de 1972.
André formou no ataque mais famoso do Vitória, jogando ao lado de Osny, Gibira e do falecido Mário Sérgio. Soteropolitano, André Catimba iniciou a carreira no Ypiranga, passou pelo Galícia e chegou ao Vitória, onde se consagrou.
Daqui saiu para o Guarani de Campinas, faz parte da história do Grêmio ao anotar o gol do título gaúcho de 1977, interrompendo um longo jejum. Ao comemorar o gol tentou dar um salto mortal e acabou se machucando.
Jogou ainda no Bahia e encerrou a carreira no Fast de Manaus. Também atuou ao lado do saudoso Diego Maradona, no Argentinos Juniors, da Argentina, quando o craque argentino estava iniciando a carreira.
Com 31 gols, Catimba é um dos maiores artilheiros rubro-negros em Campeonato Brasileiro.
Ainda pelo Vitória, nos anos de 1989/90, André esteve por alguns jogos no comando técnico do time rubro-negro e ajudou na conquista do bicampeonato baiano.
No ano de 1973, convocado pelo técnico Zagallo, André representou o Vitória no amistoso Brasil x Combinado Estrangeiro, realizado no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Carlos André Avelino de Lima nasceu no dia 30 de outubro de 1946 (74 anos de idade). O ex-jogador tinha uma traqueostomia e estava com consulta marcada para esta quarta, e foi encontrado desacordado na cama. Chegou a receber atendimento pela Samu. Provavelmente, André teve uma parada cardíaca.
O corpo está no cemitério do Campo Santo e liberado para visita de familiares, amigos e admiradores. O sepultamento será às 10 horas de quinta-feira (29).
Nesse momento de dor, a direção, conselheiros, funcionários, sócios e torcedores do Rubro-Negro expressam os mais profundos e sinceros sentimentos aos familiares e amigos de um dos ícones da história do Vitória e do futebol nacional.

