
Antes mesmo da programação cultural e esportiva movimentar a Praia de Ponta dos Mangues, em Pacatuba, um trabalho essencial já começa a ser fortalecido. Na última quinta-feira, 19, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), entregou sete kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais de higiene pessoal a catadores e catadoras que atuarão na coleta seletiva durante o Verão Sergipe. Além dos equipamentos, os trabalhadores participaram de capacitação sobre segurança no trabalho e manejo adequado dos resíduos, realizada no Centro Municipal de Pacatuba.
Os catadores atuarão diretamente na coleta seletiva durante a programação do evento. Este é o terceiro ano consecutivo em que a ação é realizada no município, fortalecendo o trabalho desses profissionais e contribuindo para a gestão adequada dos resíduos gerados pelo festival. Representando a Prefeitura de Pacatuba, parceira da iniciativa, o secretário municipal de Turismo, Vado Vieira, participou da entrega dos equipamentos.
A ação integra o ‘Coleta do Bem’, iniciativa da Semac vinculada ao programa ‘SergipeRecicla’, política pública estadual voltada à gestão adequada de resíduos sólidos. O projeto será executado nos municípios-sede do festival com o objetivo de fortalecer a destinação correta dos resíduos gerados durante o evento, além de valorizar o trabalho dos catadores, incentivando a coleta seletiva e as boas práticas ambientais em grandes eventos.
Promovido pelo Governo do Estado, o Verão Sergipe reúne shows, atrações sergipanas e nacionais, competições esportivas, apresentações de grupos folclóricos, feira de artesanato e iniciativas de economia solidária. Este ano, o evento já passou por Aracaju, Pirambu e Itaporanga D’Ajuda, na Praia da Caueira, e segue até março, com programação também em Estância (Praia do Abaís), Canindé de São Francisco e Barra dos Coqueiros.
Nas três etapas do Verão Sergipe 2026 já realizadas, o projeto “Coleta do Bem” resultou na coleta de 4,4 toneladas de resíduos. Desse total, 80% (3.552,8 quilos) correspondem a latas de alumínio.
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Deborah Menezes Dias, a continuidade do projeto reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com a sustentabilidade e a valorização dos trabalhadores da reciclagem. “Levar o Coleta do Bem ao Verão Sergipe pelo terceiro ano consecutivo é reafirmar nosso compromisso com a segurança, a dignidade e a valorização dos catadores. A entrega de EPIs e as capacitações são medidas práticas para proteger quem atua na linha de frente da reciclagem e fortalecer as cooperativas locais. Somente este ano, o projeto já recolheu 4,4 toneladas de resíduos, evidenciando o potencial da coleta seletiva para reduzir impactos ambientais e gerar renda. Continuaremos ampliando as ações do SergipeRecicla e pedimos à população que colabore com o projeto, respeitando o trabalho dos catadores”, destacou.
Entre os beneficiados está o catador Nelito Alves do Bonfim, que ressaltou a importância do apoio para quem atua diretamente na limpeza das áreas turísticas do município. “Junto com a minha esposa, faço um serviço que nem todos querem enfrentar, mas nós enfrentamos. Esse apoio do Governo, com os EPIs, é muito importante para nos proteger e garantir que a cidade fique limpa, principalmente as praias, que são fundamentais para o turismo, como a Ponta dos Mangues e a Boca da Barra”, afirmou.
Outro trabalhador contemplado foi Márcio Santos, que atua há 25 anos com materiais recicláveis e ressaltou o impacto ambiental e social da iniciativa. “Esse momento foi muito importante porque fomos contemplados com os EPIs para fazer a coleta com segurança. Isso significa proteção para a gente e também para o meio ambiente, porque o material não será descartado de forma incorreta. Estamos contribuindo para resolver esse problema”, disse.
Os catadores têm papel estratégico na cadeia da reciclagem e na redução dos impactos ambientais, especialmente em eventos de grande porte. Com a entrega dos equipamentos e a realização das capacitações, a Semac busca ampliar a segurança, a dignidade e a valorização desses trabalhadores, alinhando proteção à saúde e responsabilidade ambiental ao longo do festival.
O kit entregue inclui camisa UV de manga longa, boné árabe, botas de couro com solado de borracha, protetor solar, protetor auricular, luvas de malha PU e ecobag, além de itens de higiene pessoal como shampoo, condicionador, desodorante, sabonete, escova de dente, creme dental e absorventes.
Além dos kits, os catadores participaram de capacitação promovida pela Gerência de Resíduos Sólidos da Semac, com orientações sobre segurança no trabalho, uso correto dos EPIs, manejo adequado dos resíduos e sensibilização ambiental.







