
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou, na manhã desta sexta-feira, 13, uma agenda de visitas técnicas às obras de escolas vinculadas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). O objetivo foi acompanhar o andamento das reformas e ampliações em unidades da rede pública estadual de ensino. A comitiva percorreu o Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria; a Escola Estadual São Cristóvão, no bairro Luzia; o Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite, no bairro Grageru; e o Colégio Estadual Acrísio Cruz, no bairro 18 do Forte.
As vistorias integram o cronograma de monitoramento das obras da rede pública estadual de ensino, reforçando o compromisso da Seed com a melhoria da infraestrutura escolar e a oferta de ambientes adequados para o ensino e a aprendizagem em Aracaju. Participaram das visitas a secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães; o engenheiro e coordenador do Serviço de Manutenção Predial (Semap/Demap), José Carlos Andrade Costa; e a diretora da DEA, Maria Luiza Omena, além dos diretores das respectivas unidades escolares.
Durante a primeira visita ao Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, a secretária destacou o impacto da obra para a comunidade escolar. “Estamos visitando mais uma obra da Secretaria de Estado da Educação e acompanhando, com muito entusiasmo, a reforma e a ampliação do Vitória de Santa Maria. Ainda passaremos por outras três obras em Aracaju. Observamos o quanto esse espaço será importante para a comunidade do Santa Maria; será uma escola com 26 salas de aula e, em breve, estaremos entregando à comunidade”, afirmou.
A diretora da DEA, Maria Luiza Omena, ressaltou a expectativa de conclusão das obras nos próximos meses e os ganhos para os estudantes. “Esperamos que essa entrega aconteça o mais breve possível, para que possamos oferecer mais comodidade aos nossos estudantes e garantir o que há de melhor. Nossas escolas estão saindo com um padrão muito bom, que não se encontra nem em todas as escolas da rede privada. Nossa expectativa é, em breve, realizar essa entrega para a comunidade escolar e oferecer o que há de melhor”, pontuou.
Expectativas positivas
No Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, o diretor Alexsandro Melo destacou a ampliação da capacidade de atendimento e o impacto social da obra. “As expectativas são sempre muito grandes, uma vez que essa escola, hoje, atende a cerca de 1.500 alunos. Trata-se de uma obra muito significativa e de uma ampliação expressiva em relação ao que tínhamos antes. Teremos 26 salas, com projetos sendo desenvolvidos nas áreas de esporte e música, o que tem grande importância para a comunidade. A visita da secretária é sempre relevante, pois representa o próprio Estado acompanhando o andamento da obra, o que contribui para que ela transcorra dentro do prazo e possamos entregá-la à comunidade”, afirmou.
Na Escola Estadual São Cristóvão, a diretora Débora Evangelista Reis Oliveira enfatizou a expectativa da comunidade com a entrega prevista para o fim de março. “Estamos todos felizes com essa entrega. Os pais estão ansiosos e as crianças, muito felizes com uma escola nova, moderna e muito bonita. É um sonho para uma escola que já existe há mais de 50 anos no bairro ser entregue totalmente reformada, com cinco salas, laboratório de informática e todas as áreas administrativas que uma escola deve ter. Atualmente, atendemos a 150 crianças do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, além da sala de recursos que atende a estudantes neurodivergentes, que representam cerca de 30% das matrículas”, comentou.
Já no Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite, a diretora Nádia Costa celebrou o estágio final da obra. “Com muita felicidade, vemos a obra já na fase final de acabamento. É muito gratificante estar aqui dentro e saber que, em poucos meses, estaremos retornando para uma escola linda, capaz de receber todos os nossos alunos com dignidade e potencializar o excelente trabalho que já realizamos ao longo dos anos. Hoje, temos cerca de 170 estudantes, mas o retorno ao prédio original deverá ampliar novamente a matrícula para mais de 500 alunos”, pontuou.


















