
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), realizou nesta quinta-feira, 12, um seminário para a apresentação e validação dos resultados referentes à etapa 4 da elaboração dos Planos de Desenvolvimento Regional (PDRs). O encontro reuniu a equipe da Seplan, convidados institucionais e representantes da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) para abordar a avaliação de projetos, experiências e ações em secretarias estratégicas e dar prosseguimento à fase de entrega dos planos.
A subsecretária de Desenvolvimento Regional e Gestão Metropolitana da Seplan, Danilla Andrade, destacou a importância do encontro para a etapa 5, que consiste na entrega dos PDRs. “Apresentamos à equipe da Seplan e a alguns convidados, a etapa 4 dos Planos de Desenvolvimento Regional, processo que está em andamento há quase um ano. Reunimos os projetos estratégicos em curso, como o Sergipe 2050 e os Planos de Desenvolvimento Regional de 2017, para que, juntando todos, fizéssemos observações para incluir no nosso produto final [os novos planos], na etapa 5”, explicou.
O seminário apresentou informações coletadas junto às secretarias estaduais e advindas de análises setoriais e de dados técnicos para permitir uma avaliação sobre a qualidade dos projetos estratégicos estaduais. Esta fase é essencial para a garantia da qualidade técnica e metodológica do preparo dos planos, uma vez que a apresentação permite o alinhamento das visões das secretarias em relação ao desenvolvimento regional e à proposição de ideias para a etapa final, baseadas na avaliação dos resultados obtidos. A fase avaliativa ainda possibilita o fortalecimento da governança do planejamento regional ao articular ideias para a construção de diretrizes integradas entre todos os setores estaduais.
“Nesta etapa 4, fizemos uma leitura do quanto os planos atuais, os projetos, as políticas vigentes, de modo geral, estão avançando, se eles estão articulados ou não, para podermos pensar numa espécie de revisão delas para avançar ainda mais. Esse exercício é bastante importante, e o fazemos depois de ter visitado todo o estado sergipano, para que possamos, a partir deste diagnóstico que já foi feito, pensar quais medidas políticas já estão colaborando para o desenvolvimento. E, na etapa 5, trazer aquilo que a gente precisa enquanto inovação, complemento, de um modo mais acertado e pragmático”, pontuou o consultor da FESPSP e coordenador do projeto dos PDRs em Sergipe, Paulo Silvino.
Planos de Desenvolvimento Regional
A reformulação dos Planos de Desenvolvimento Regional (PDRs) é uma iniciativa do Governo de Sergipe, executada pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), por meio de contratação via Projeto de Modernização Gestão Fiscal II (Profisco II). A ação surgiu da necessidade de realizar uma revisitação aos territórios de planejamento definidos em 2008 e atualizados em 2017, uma vez que essa versão somente considerava os aspectos econômicos das regiões.
A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) realizou a entrega do plano de ação, que consiste na primeira etapa, e definiu os passos seguintes. A elaboração dos planos foi marcada pela escuta participativa da população sergipana nos 75 municípios do estado, o que resultou na construção de um Diagnóstico Social e Econômico, disponível no site oficial dos Planos de Desenvolvimento Regional. A etapa final consiste na entrega dos PDRs e, segundo o cronograma, está prevista para o primeiro trimestre de 2026.









