
Mais uma importante ação de qualificação profissional dentro do sistema prisional feminino foi concluída pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), nesta quarta-feira, 11. Com o Projeto Elas no Comando, foi finalizada a oficina de design de sobrancelha destinada às internas do Presídio Feminino (Prefem), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e o Instituto Ágatha.
A iniciativa integra a política de inclusão produtiva desenvolvida pela SPM visando a promoção de oportunidades para mulheres, com foco especial naquelas que estão em situação de vulnerabilidade. Durante a oficina, as participantes aprenderam técnicas específicas da área, ampliando as possibilidades de geração de renda após o cumprimento de suas penas.
Este foi o segundo curso ofertado pela SPM às internas do Prefem, consolidando uma atuação contínua dentro da unidade prisional e fortalecendo a perspectiva de reinserção social por meio da qualificação profissional. “Quando levamos qualificação profissional para dentro do sistema prisional, estamos oferecendo ferramentas reais para a transformação de vidas. Acreditamos no potencial dessas mulheres e na capacidade que cada uma tem de reconstruir sua trajetória por meio do trabalho e do empreendedorismo”, destacou a diretora de Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Feminino da SPM, Gabriela Fonseca.
As alunas reconheceram a importância da qualificação. “Gostei muito do curso, queria até que durasse mais dias. A professora foi maravilhosa, ensinando várias técnicas e eu aprendi bastante. A gente se divertiu também e vamos sair daqui com novos conhecimentos e mais um certificado que vai fazer a diferença lá fora”, afirmou a aluna T.R.P.
A aluna R.L.C. também elogiou a iniciativa da SPM voltada à qualificação profissional. “A gente agradece à SPM por essa oportunidade de aprender coisas novas, e criar novas expectativas para o mundo lá fora. Foi mais uma grande oportunidade de capacitação, até mesmo para montar o nosso próprio negócio e garantir uma renda. Vale a pena acreditar em nosso potencial e, a partir dessa oportunidade, criar novos caminhos”, salientou.
A qualificação profissional com foco na inclusão produtiva e no incentivo ao empreendedorismo feminino é um dos tripés de atuação da SPM. A pasta tem ampliado ações que possibilitam autonomia financeira, fortalecimento da autoestima e novas perspectivas de futuro para as mulheres sergipanas, por meio de políticas públicas que promovem dignidade, oportunidades e caminhos concretos para que mais mulheres possam assumir o protagonismo de suas próprias histórias.





