
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) iniciou a quarta etapa da revitalização e reestruturação do Centro Cirúrgico. Orçadas em R$ 1.129.686,79, as intervenções fazem parte do Plano de Ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), voltado à modernização da estrutura física, otimização dos fluxos assistenciais e ao fortalecimento da assistência hospitalar no maior hospital público de Sergipe, referência em atendimentos de média e alta complexidade.
Executado por etapas, o projeto já resultou na reforma completa das nove salas cirúrgicas, com substituição do piso, recuperação de paredes e teto, garantindo melhores condições sanitárias e maior segurança no ambiente. Também foram realizadas melhorias no Posto de Enfermagem e a ampliação da Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), que passou de oito para dez leitos, em conformidade com a legislação vigente.
A revitalização contempla ainda adequações estruturais, requalificação da ambiência, criação de novos banheiros para pacientes, reorganização dos corredores de acesso, implantação de nova rouparia e investimentos no parque tecnológico. O Centro Cirúrgico teve todos os monitores, ventiladores mecânicos e bisturis elétricos renovados, qualificando ainda mais a assistência prestada.
Para a coordenadora do Centro Cirúrgico, Camila Sales, as melhorias refletem diretamente na qualidade da assistência e nas condições de trabalho das equipes. “A importância dessa obra para o centro cirúrgico é a gente conseguir dar melhor condição de trabalho às equipes e assim fomentar cada vez mais profissionais engajados e que eles tenham satisfação em trabalhar de forma mais técnica e segura. A farmácia vai contemplar a unidade de forma estrutural melhor centralizada na unidade, então permitirá que as equipes possam circular com maior fluidez e requisitar as medicações e materiais de forma mais célere também. Isso permitirá uma melhor assistência”, destacou.
Ela também destaca os ganhos estruturais e tecnológicos já implantados nas salas cirúrgicas. “Hoje a gente já tem todas as salas reformadas. São nove. Trocamos todo o piso que estava danificado, refizemos parede, teto, enfim. Hoje temos uma melhor estrutura física para oferecer uma melhor segurança cirúrgica ao paciente, entendendo que a gente não tem solução de continuidade nas paredes nem no chão da sala cirúrgica, o que evita a suspensão de poeira e de micro-organismos no ar. Recebemos agora nove novos bisturis elétricos e estamos aguardando a chegada de novos focos cirúrgicos para contemplar todas as salas”, informou Camila.
Renovação do parque tecnológico
Ainda como parte da renovação do parque tecnológico do Huse, o hospital recebeu em novembro de 2025 um microscópio cirúrgico, com investimento superior a R$ 1,7 milhão. O equipamento, considerado o mais moderno da categoria, amplia a segurança e precisão de procedimentos cirúrgicos em especialidades como Neurocirurgia, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Plástica. O microscópio conta com recursos robóticos, fluorescência intraoperatória, visualização avançada, conectividade digital, câmera 4K integrada e transmissão de imagens em tempo real, fortalecendo ainda mais a capacidade tecnológica da unidade.
Segundo o diretor administrativo do Huse, Luciano Pimentel Júnior, a iniciativa reforça o compromisso da SES com a qualificação da rede hospitalar. “Essa revitalização representa um investimento direto na qualidade da assistência e na segurança do paciente. Estamos modernizando a estrutura, qualificando os ambientes de trabalho e atualizando o parque tecnológico para garantir mais eficiência nos procedimentos e um atendimento cada vez mais seguro à população”, afirmou.

