
No retorno às aulas desta segunda-feira, 2, o protagonismo juvenil se destacou nas escolas integrais da rede pública estadual de ensino, onde os estudantes assumiram um papel fundamental no acolhimento da comunidade escolar. Por meio de ações de recepção, escuta e integração, os estudantes do programa Jovem Protagonista são estimulados a contribuir para tornar o primeiro dia letivo mais acolhedor, fortalecendo vínculos, estimulando o sentimento de pertencimento e reafirmando a escola como um espaço de convivência, diálogo e construção coletiva do aprendizado.
Com iniciativas simples, mas cheias de significado, os estudantes organizaram atividades de boas-vindas, orientaram colegas e compartilharam mensagens de incentivo, demonstrando, na prática, como o protagonismo juvenil contribui para um ambiente escolar mais humano, participativo e solidário logo no início do ano letivo.
No Centro de Excelência Nelson Mandela, em Aracaju, a equipe dos Jovens Protagonistas é formada por alunos e egressos que, de maneira colaborativa, atuam com o objetivo de contribuir para a organização e o bom funcionamento da unidade escolar.
Aluno egresso da unidade escolar, ao retornar à escola para contribuir com o acolhimento dos novos estudantes, Fhelipe Matos destaca a importância da ação. “É um misto de emoções, principalmente para a gente que já terminou o ensino médio; é como voltar para casa. Hoje estamos começando com algumas dinâmicas para depois seguir com a entrega dos materiais. Vamos ajudar a coordenação, separando os kits para os terceiros, segundos e primeiros anos”, relata.
Para a aluna do 2º ano Karolayne Santos, essa é a primeira experiência participando do acolhimento dos estudantes novatos como Jovem Protagonista. “É o meu primeiro acolhimento com novos alunos, e a gente está fazendo várias dinâmicas aqui, como o mural dos sonhos, em que cada um escreve todos os sonhos que tem e a gente discute sobre isso. Além disso, como jovem protagonista, a gente ajuda na hora do intervalo, com alguma dúvida sobre o almoço, de como funciona. Eu acho que nós os ajudamos a se sentirem confortáveis e a terem a oportunidade de se abrir e falar qualquer coisa com a gente”, compartilha a aluna.
No Centro de Excelência Leandro Maciel, também localizado na capital sergipana, a atuação dos Jovens Protagonistas reforçou as ações de acolhimento, com estudantes compartilhando suas experiências e percepções sobre a importância de receber bem os colegas no início do ano letivo.
A aluna do 3º ano e Jovem Protagonista Andressa Beatriz Santos enfatizou a relevância da recepção dos estudantes novatos no primeiro dia letivo do ano. "A gente começou o dia recebendo os alunos com muita alegria, calor e música. Depois iniciamos as atividades com eles, como livro da vida e cápsula do tempo, e fomos acolhendo para que eles se sentissem confortáveis nesse ambiente em que vão passar o dia inteiro", comenta.
Estudante do 2º ano e parte da iniciativa, Bruna Gabrielle de Jesus explica um pouco sobre as atividades desenvolvidas por ela e pelos colegas ao longo do ano letivo. "A gente ajuda bastante no acolhimento dos alunos novos, na gestão escolar, com a organização de filas, dos materiais escolares e diversas outras coisas", finaliza.
Protagonismo estudantil
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) desenvolve, de forma contínua, políticas educacionais voltadas ao fortalecimento do protagonismo infantojuvenil como elemento essencial na formação cidadã e acadêmica dos estudantes da rede pública estadual de ensino.
Nesse contexto, o programa Jovem Protagonista incentiva a participação ativa dos alunos na rotina escolar, por meio de ações planejadas pelos gestores e equipes pedagógicas que estimulam o diálogo, a cooperação e o engajamento dos estudantes na busca por soluções para desafios da escola e da comunidade.
Presente nas 146 escolas de Educação em Tempo Integral de Sergipe, o ‘Jovem Protagonista’ é um dos pilares do modelo de educação integral, assegurando espaços de escuta, acolhimento e desenvolvimento de habilidades alinhadas ao projeto político-pedagógico das unidades escolares.
A iniciativa contribui diretamente para a construção do projeto de vida dos estudantes, promovendo o desenvolvimento integral, o fortalecimento da identidade juvenil e experiências que impactam positivamente a trajetória acadêmica, social e profissional dos alunos.











