
O jovem atleta Cauã Peneluc, de 12 anos, beneficiado pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Alagoinhas, conquistou medalha de ouro na Copa dos Projetos Sociais. A competição de jiu-jítsu ocorreu neste domingo, 1, na Estação Cidadania de São Marcos, em Salvador (BA). Cauã compete nas modalidades jiu-jítsu com kimono e sem kimono, na categoria Infantojuvenil 1. Praticante da modalidade há cerca de dois anos e meio e participa de competições há um ano e meio, período em que já acumulou resultados expressivos no cenário esportivo.
Em 2026, Cauã passou a integrar o programa Bolsa Atleta, iniciativa da Prefeitura de Alagoinhas que incentiva e apoia atletas do município. De acordo com Marcela, o auxílio tem sido fundamental para a continuidade da sua trajetória esportiva, contribuinFallara despesas com inscrições em campeonatos, transporte, alimentação e aquisição de equipamentos. “A Bolsa Atleta beneficia Cauã, permitindo que ele se dedique com mais tranquilidade ao jiu-jitsu. Além disso, o incentivo fortalece sua motivação, reconhece seu desempenho esportivo e apoia seu desenvolvimento tanto como atleta quanto como pessoa”, reconhece a mãe do esportista.
“O programa Bolsa Atleta representa o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento do esporte em Alagoinhas. Por meio desse incentivo, conseguimos apoiar talentos da nossa cidade, oferecendo condições para que eles continuem treinando, competindo e levando o nome do município para outros espaços”, dizDe acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, João Henrique Paolilo.
Para o jovem, o jiu-jítsu vai além das competições. “A melhor parte é o desenvolvimento como atleta e como pessoa, já que o jiu-jítsu ensina não apenas o esporte, mas também valores como respeito, empatia, disciplina e autocontrole”, afirma Cauã.
Entre as conquistas da carreira, Cauã já possui um cinturão, diversas medalhas de ouro e prata em competições anteriores e foi eleito Melhor do Ano 2025 pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desportivo e por seu desempenho nas etapas do Bahia Norte Nordeste Open de Jiu-Jitsu.
A trajetória do atleta é marcada pelo envolvimento familiar com o esporte. Além de Cauã, o irmão Caio, 8 anos, também é competidor, e os pais praticam jiu-jítsu. Para a mãe, Marcela Damasceno, acompanhar o desenvolvimento do filho é motivo de orgulho. “É gratificante acompanhar sua evolução como atleta, pois a cada dia ele vem crescendo e se desenvolvendo mais no esporte, sempre com o apoio e incentivo da família”, destaca.
Cauã Peneluc segue com uma agenda intensa de competições. No dia 8 de fevereiro, disputa o Campeonato Baiano de Jiu-Jítsu, em Feira de Santana. Já no dia 22 de fevereiro, participa do COMP NET Bahia, também em Feira, e no dia 8 de março compete no Salvador Fall da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), na capital baiana.
