
O domingo foi de emoção, inclusão e despedida no Verão Sergipe, em Aracaju. No segundo e último dia da programação esportiva na capital, as ações voltadas à inclusão social, com destaque para o banho assistido e as atividades paradesportivas, reforçaram o compromisso do Governo de Sergipe com o acesso democrático ao esporte, ao lazer e aos espaços públicos. As atividades contaram com a participação do governador Fábio Mitidieri, da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, e da secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas.
A Orla da Atalaia se transformou em um ambiente de acolhimento e alegria, permitindo que pessoas com deficiência vivenciassem o mar de forma segura e assistida, muitas delas pela primeira vez. “É difícil explicar o que a gente sente. Entrar no mar com segurança, com apoio e respeito, é algo que marca a vida da gente. Vou levar essa lembrança para sempre”, afirmou Lucas Ferreira, participante do banho assistido.
Além do banho assistido, o público acompanhou e participou de atividades paradesportivas que promoveram integração, visibilidade e valorização dos atletas, encerrando a programação esportiva com um clima de união e sensibilidade. “Aqui a gente não se sente limitado, se sente incluído. O esporte tem esse poder de aproximar e transformar”, destacou a atleta paradesportiva Thaina Freitas.
Para a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, o encerramento das atividades esportivas no Verão Sergipe na capital reafirma a importância da inclusão dentro do evento realizado pelo Governo de Sergipe. “Encerrar a etapa de Aracaju com ações inclusivas mostra que o Verão Sergipe é para todos. Cada sorriso, cada emoção vivida aqui reforça que estamos construindo um evento que deixa memórias afetivas e amplia horizontes”, afirmou a gestora.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, também destacou a parceria entre as pastas e o impacto social das ações. “Essas atividades representam dignidade, respeito e cuidado. Quando o poder público garante acessibilidade, ele transforma realidades e fortalece a cidadania”, pontuou.
Vivências Paradesportivas
No evento, foi realizada a 1ª edição das Vivências Paradesportivas, uma iniciativa que integra o projeto Estrelas do Mar, desenvolvido desde 2023, e que neste ano amplia suas ações com essa primeira edição dedicada às modalidades paralímpicas. A programação contou com vivências de AirBadminton, como introdução ao Parabadminton, Paratletismo (arremesso de peso, salto em distância e corrida) e Vôlei Sentado, proporcionando experiências inclusivas e educativas ao público.
"É muito bom ter a oportunidade de mostrar o meu esporte, o atletismo, para outras crianças e jovens e incentivar a prática do paradesporto", comentou Ana Paula dos Santos, que pratica também o halterofilismo.
As atividades tiveram acompanhamento da fisioterapeuta Suely Cristina da Silva, além da participação da supervisora do Centro de Referência Paralímpico de Aracaju, Denise Guimarães, reforçando o cuidado técnico, a orientação especializada e o compromisso com a inclusão por meio do esporte. "A vivência paradesportiva no Verão Sergipe representa um passo fundamental para fortalecer a inclusão e ampliar o acesso ao esporte para todos. Nosso objetivo é proporcionar experiências que promovam o respeito, a empatia e o conhecimento sobre o paradesporto, valorizando as potencialidades dos atletas e mostrando que o esporte é, acima de tudo, um instrumento de transformação social”, destacou a secretária executiva da Seel, Andrea Blum.
Entre os participantes e familiares, o sentimento era de gratidão e já de saudade. “A gente já está sentindo falta. É difícil encontrar atividades diferentes para crianças PCD e, aqui, a gente tem estrutura e muita diversão. Foi um fim de semana inesquecível e dá vontade de viver tudo de novo”, comentou Geruza Chagas, mãe de Júlia Chagas, de 13 anos, uma das participantes das ações inclusivas.
Expectativa para as próximas etapas
Com o encerramento das atividades esportivas na capital, o Verão Sergipe deixa boas lembranças e cria expectativas para as próximas etapas no litoral e no interior do estado. A programação segue em Pirambu, de 6 a 8 de fevereiro; Ponta dos Mangues, de 20 a 22 de fevereiro; Abaís, de 27 de fevereiro a 1º de março; Canindé de São Francisco, de 6 a 8 de março; e Barra dos Coqueiros, de 13 a 15 de março. Na Caueira, não haverá atividades esportivas, em virtude do período de Carnaval, que acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro.
Verão Sergipe
O Verão Sergipe é uma iniciativa do Governo do Estado, que reúne esporte, lazer, cultura, inclusão social e turismo em uma programação itinerante pelo litoral e interior sergipano. Com atividades gratuitas para todos os públicos, o evento promove qualidade de vida, movimenta a economia local e valoriza os talentos esportivos do estado. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site oficial do evento.



















