
O segundo dia de programação esportiva do Verão Sergipe, na capital sergipana, começou com muita energia, espírito esportivo e participação popular. Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo, 1º, a tradicional corrida do evento reuniu cerca de 1.500 participantes na Orla da Atalaia, transformando a faixa de areia em um grande cenário de superação, integração e incentivo à prática esportiva.
Com percursos totalmente realizados na areia, os corredores encararam os desafios de 5 km e 10 km, em um trajeto que exigiu preparo físico e resistência. Para muitos, a prova marcou uma estreia em competições oficiais. “Foi nossa primeira corrida e ainda mais especial porque estamos em família, fomos incentivados pela minha irmã e estamos aqui hoje, é uma corrida desafiadora por ser na areia. Cansa mais, mas a energia do evento e o visual da Orla fazem tudo valer a pena”, destacou o corredor Jackson dos Santos, participante estreante.
Além dos estreantes, a prova também contou com atletas que já se programam para acompanhar outras etapas do Verão Sergipe pelo interior do estado. “A organização está impecável. Corri hoje em Aracaju e pretendo participar também das etapas em outros municípios. É uma ótima forma de unir esporte e turismo”, afirmou a corredora Edrieny Farias, de Neopolis.
Do ponto de vista técnico, o percurso foi pensado para aliar segurança e desafio. A corrida na areia demanda maior controle de passada, força muscular e adaptação ao terreno instável, o que eleva o nível da prova e valoriza ainda mais o desempenho dos atletas. “Correr na areia exige ajustes e maior resistência física. É um percurso que testa os limites, mas também proporciona uma experiência única”, explicou o professor e atleta Pablo Douglas, especialista em corridas de rua. "A dica é não se empolgar muito por causa da areia fofa, a gente conversa antes com os atletas para não sair na mesma explosão de uma corrida de rua", completou.
Duatlon e calendário esportivo
No mesmo horário da corrida, a Orla da Atalaia também foi tomada pelos atletas que se preparavam para a etapa do Campeonato Sergipano de Duatlon,o qual integrou oficialmente a programação esportiva do Verão Sergipe. A competição contou com provas nas distâncias de 5 km de corrida, 20 km de ciclismo e mais 2,5 km de corrida, reunindo cerca de 100 atletas de diversas categorias.
“Essa etapa é muito importante para o campeonato e para o fortalecimento da modalidade no estado. Integrar o duatlon ao Verão Sergipe valoriza os atletas e aproxima o público do esporte”, destacou o presidente da Federação Sergipana de Triathlon, Anderson Gois.
Para os atletas, competir em um evento com grande visibilidade é um diferencial. “Correr e pedalar com essa estrutura e com o público acompanhando motiva muito. É uma experiência incrível, é a minha primeira prova e em breve quero fazer o 70.3 [Ironman] aqui na cidade”, comentou o atleta Cauan Grecco.
A etapa também contou com a presença do paratleta Rayr Barreto, que já possui uma vasta bagagem na modalidade. "Essa prova é muito importante para a visibilidade do duatlon, ainda mais estando inserida no Verão Sergipe e com o apoio da Federação Sergipana de Triathlon. Foi uma excelente prova", declarou.
Esporte, turismo e inclusão
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, ressaltou a importância do Verão Sergipe como ferramenta de incentivo ao esporte e ao turismo. “O Verão Sergipe foi pensado para promover saúde, lazer e desenvolvimento econômico. Ver a orla cheia logo cedo, com atletas, turistas e famílias, mostra que estamos no caminho certo ao democratizar o acesso ao esporte em todo o estado”, afirmou a secretária.
O evento também atraiu turistas de outros estados e moradores do interior sergipano, que aproveitaram o fim de semana para unir lazer e atividade física. “Saímos de Nossa Senhora do.Socorro, em um grupo de 30 pessoas, só para participar da corrida. Valeu cada quilômetro”, contou o Francieli Souza Cruz.
O Verão Sergipe continua neste domingo com uma agenda intensa de atividades esportivas na Orla da Atalaia, reunindo modalidades para todos os públicos, com ações programadas até as 16h, reforçando o compromisso do Governo de Sergipe e da Seel com o incentivo ao esporte, ao turismo e à ocupação saudável dos espaços públicos.






