
A Prefeitura de Vitória da Conquista realizou, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), o curso de formação “Trabalho Seguro: EPIs na Rotina de Produção”, voltado para servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). A capacitação reuniu cerca de 20 participantes, com o objetivo de promover a qualificação profissional, reforçar a segurança no ambiente de trabalho e orientar sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, destacou que a iniciativa integra a lógica de atuação intersetorial adotada pela gestão municipal e reforça o papel da formação contínua para os servidores e demais públicos atendidos. “Através da Escola de Governo, que é um dos braços da Universidade do Servidor, estamos oferecendo uma formação tanto para servidores efetivos quanto para as pessoas que participam do programa Começar de Novo. Estamos falando de segurança no trabalho, apresentando ferramentas para que o trabalhador exerça sua função com mais segurança. Acredito que só a educação transforma. Fora dela, não temos outra saída”, afirmou.

Geanne Oliveira, secretária municipal do Governo
No segundo dia de atividades (30), a programação contou com a participação da nutricionista e especialista em Fitoterapia Clínica, Larissa de Andrade Silva (SMED). Ela ministrou a palestra “Boas práticas de higienização e uso correto de EPIs”, voltada especificamente para as equipes de limpeza, abordando os cuidados necessários no manuseio de produtos e a proteção individual no ambiente de trabalho.
No encerramento da tarde, os técnicos de Segurança do Trabalho do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), Marcelo Rocha dos Santos e Maria Luiza Santos, retornaram para abordar a “Obrigatoriedade e uso correto de EPIs”.
Segundo Maria Luiza Santos, a capacitação busca conscientizar sobre a função de cada item. “Esses trabalhadores estão expostos a vários riscos no campo, e a segurança do trabalho é necessária em todos os ambientes, principalmente onde há exposição constante a situações de perigo. A intenção do curso é conscientizar, porque não adianta fornecer o EPI se o trabalhador não sabe para que ele serve. Quando a gente informa e educa, ele entende a importância e tem a consciência de que vai voltar seguro para casa”, explicou.
Marcelo Rocha reforçou que a Prefeitura adota uma política de formação contínua voltada à saúde integral do servidor. “Hoje, a Prefeitura de Vitória da Conquista trabalha com a melhoria contínua, capacitando os trabalhadores não só na segurança do trabalho, mas também na saúde mental, ergonomia e incentivo à atividade física. Orientamos sobre o uso correto dos EPIs e divulgamos os serviços do Nast, que incluem psicologia, psiquiatria, serviço social, fisioterapia e segurança do trabalho, para que os servidores possam usufruir desse suporte”, pontuou.

Romário Alexandrino, participante
Participante da capacitação, Romário Alexandrino, integrante do Projeto Começar de Novo, ressaltou a importância do aprendizado para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “O uso dos equipamentos é uma norma do projeto e é muito importante porque nos protege de acidentes e doenças. Mesmo já estando há um bom tempo no trabalho, hoje estou aprendendo a usar corretamente os EPIs. Isso faz toda a diferença na nossa segurança”, relatou.
A capacitação integra as ações da Escola de Governo e do Nast voltadas à valorização do servidor, à promoção de ambientes de trabalho mais seguros e à qualificação contínua dos profissionais que atuam na manutenção e zeladoria do município.
