
As atividades do primeiro dia da Jornada Pedagógica 2026 foram realizadas nesta quarta-feira (28), no auditório do Imperial Grand Hall. Cerca de 3 mil pessoas, entre profissionais da educação, representantes do Executivo Municipal e visitantes, participaram do evento. No período vespertino, a programação iniciou com uma apresentação cultural, seguida de duas palestras.

A primeira palestra trouxe o tema da Jornada Pedagógica 2026: “Por uma educação inclusiva: conectada com o futuro”, e foi ministrada pelo professor pós-doutor Diego dos Santos Reis, que é docente da Universidade Federal da Paraíba, no curso de pós-graduação em Educação. “Fui muito bem recebido aqui em Vitória da Conquista, e espero que a palestra desta tarde tenha sido um momento de planejamento e reflexão para todos os que se fizeram presentes”, disse.
Diego ressaltou o compromisso que os profissionais da Educação devem ter com a transformação de vida dos seus alunos e citou as atitudes pedagógicas do futuro, que são planejar, avaliar, ensinar com repertório plural, construir pertencimento e trabalhar com projetos e problemas locais em redes colaborativas. “A educação inclusiva é um dos temas fundamentais nos debates educacionais de hoje, é pilar fundamental para a construção de uma sociedade democrática e que acolha os estudantes a partir de suas diferenças, para que com o protagonismo estudantil eles construam a Escola do Futuro”, disse o palestrante.

A segunda palestra foi ministrada pelo músico e professor Davi Valente, que falou da sua trajetória como pessoa deficiente e dos desafios que enfrentou ao longo dos anos. “Estou muito feliz com a oportunidade de conhecer a cidade de Vitória da Conquista e contar um pouco da minha história pessoal e profissional. Eu sou cantor, sou músico, sou professor, sou filósofo, sou palestrante motivacional e tenho muito orgulho de ser uma pessoa com deficiência”, revelou o palestrante.
Ao compartilhar sua vivência, ele explicou que, devido à limitação nos braços, utiliza os pés para realizar suas atividades diárias e desenvolver sua arte no teclado desde a infância. O músico revelou que sua palestra nasceu justamente da curiosidade do público sobre sua superação e aprendizado. Com uma mensagem de resiliência, Davi concluiu: “Eu vim contar para vocês que a gente não deve desistir, que a gente deve lutar sempre, acreditar na família e nos profissionais da educação que são maravilhosos”.

Para os profissionais da rede, o tema escolhido é reflexo direto do cotidiano escolar. A professora ldemita Correia, da Escola Municipal Antônio Moura, localizada na região da Gameleira, falou da importância de se tratar de educação inclusiva no contexto da educação regional. “Esse tema é muito bem presente na nossa realidade e a gente fica muito feliz de ser tratado na jornada, porque é um desafio muito grande ter alunos com deficiência e todas as palestras vêm enriquecer o nosso trabalho e nos trazer também um algo a mais, para iniciar o ano com mais ânimo, com mais coragem e determinação”, declarou.
Marcelle Cillane faz parte da Coordenação de Eventos da Rede Municipal de Educação e para ela ter palestras que ressaltam o tema da inclusão é de fundamental importância para a comunidade escolar. “Essa palestra de Davi me encheu os olhos, sobretudo porque ele é músico. Ter a possibilidade de ouvir ele falando da inclusão social é maravilhoso. Ele toca com os pés, então é muito interessante, principalmente para levar tanto essa questão da inclusão pra escola como também a musicalidade”, ressaltou.
Já Cássia Santana, monitora da Creche Municipal Criança Esperança, reforçou a importância de iniciar o ciclo letivo com conhecimentos que façam parte da realidade da sala de aula. “Acho muito interessante estar aqui na jornada mais uma vez. É sempre bom iniciarmos com informações, conhecimento e para mim assim é muito gratificante, é importante trabalharmos sempre em temas como esse que na maioria das vezes é algo trabalhado em sala e faz parte da nossa realidade”, finalizou.
O primeiro dia de evento foi encerrado com um sorteio de brindes. A programação da Jornada Pedagógica segue quinta-feira (29) e sexta-feira (30), nas unidades escolares.
Hoje, o palestrante Diego Santos participará de uma formação específica com profissionais da Educação Infantil no Cemae.
