
No Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado nesta segunda-feira, 26, o Governo de Sergipe celebra os resultados do programa Dialogar, iniciativa que transforma a educação ambiental em uma ponte entre conhecimento, comunidade e cuidado com a natureza. Somente em 2025, o programa atendeu diretamente cerca de 5 mil pessoas em todo o estado, alcançando todas as regiões sergipanas. Lançado em abril e coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), o Dialogar se consolidou como a principal frente itinerante de educação ambiental em Sergipe.
Considerando o efeito multiplicador da educação ambiental, em que cada participante compartilha o conhecimento adquirido com pessoas do seu convívio, o Dialogar tem potencial para ampliar significativamente seu alcance. A partir das 5 mil pessoas atendidas diretamente, estima-se que o impacto indireto possa chegar a aproximadamente 20 mil pessoas, fortalecendo uma ampla rede de conscientização e cuidado com o meio ambiente em todo o estado.
Em oito meses de atividades, foram realizadas 22 edições, com o maior público registrado em Aracaju, onde uma única edição reuniu 525 participantes. O programa também passou por municípios como Boquim, Pirambu, Nossa Senhora do Socorro, Santana do São Francisco, Neópolis, Amparo do São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes, Simão Dias, Propriá, Porto da Folha, Barra dos Coqueiros e Macambira.
Para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Deborah Menezes, a educação ambiental é um eixo central das políticas públicas por fortalecer a relação entre sociedade e meio ambiente e incentivar mudanças de comportamento. “A partir da experiência direta com ações ambientais, alcançamos crianças, profissionais da educação e suas famílias, colhendo impactos reais com novos comportamentos em relação ao cuidado com o planeta”, destacou.
Atividades
O Dialogar funciona como um grande programa integrado de educação ambiental e atualmente conta com dois projetos em execução: Educação Ambiental Itinerante e Ecocidadania. A Educação Ambiental Itinerante é voltada principalmente para crianças em idade escolar e também para a primeira infância, utilizando a arte-educação como ferramenta de sensibilização. O projeto percorre diferentes municípios sergipanos levando atividades lúdicas, culturais e pedagógicas que despertam, desde cedo, o cuidado com o meio ambiente e a compreensão sobre a importância da sustentabilidade no dia a dia. Já o Ecocidadania direciona suas ações para as comunidades que vivem no entorno de unidades de conservação, promovendo oficinas e atividades educativas que fortalecem a relação entre população e natureza, por meio de uma Unidade Móvel de Educação Ambiental.
O foco está na valorização dos territórios, na conservação dos recursos naturais e no incentivo a práticas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento das regiões atendidas. Entre as atividades desenvolvidas pelo programa estão o espetáculo teatral ‘Guardiões do Meio Ambiente’; a presença lúdica do mascote Guigó, inspirado em uma espécie de macaco nativa de Sergipe, além de jogos educativos, oficinas e distribuição de mudas, tornando o aprendizado mais envolvente e próximo da realidade das crianças.
No momento, a Semac prepara o lançamento do projeto Barco Escola, que oferecerá passeios educativos pelos principais rios de Sergipe, com abordagens sobre biodiversidade, ecossistemas, gestão de recursos hídricos e práticas sustentáveis. A iniciativa está em fase final de licitação dos equipamentos e tem previsão de início em 2026.
As ações de educação ambiental de Sergipe também acompanham o programa itinerante de governo ‘Sergipe é Aqui’, criado com a missão de humanizar os atendimentos e serviços oferecidos pelo Estado e proporcionar mais qualidade de vida aos sergipanos. Desde fevereiro de 2023, a iniciativa já percorreu 66 municípios sergipanos, aproximando a gestão estadual da população e fortalecendo a promoção da cidadania.
Reconhecimento e avaliação positiva
Mesmo com pouco mais de nove meses de execução, o Dialogar já recebeu dois importantes reconhecimentos: o Selo 2025 do Movimento ODS Sergipe e o Selo Iniciativas Sustentáveis do Tribunal de Contas de Sergipe, reforçando o caráter participativo e transformador do projeto. A diretora da Escola Municipal Joaldo Barbosa, em Boquim, Sônia Virgínia Santana Santos, destacou os efeitos da iniciativa na formação dos alunos ao afirmar que toda ação educativa que fuja à dinâmica cotidiana das salas de aula acrescenta muito ao processo formativo e prepara os estudantes para compreender a importância do cuidado com o meio ambiente. “O programa veio engrandecer a experiência dos nossos alunos e prepará-los para a compreensão da importância do cuidado com o meio ambiente”, assegurou.
Próximos passos
A educação ambiental em Sergipe também ganhará um novo espaço permanente com o Espaço Verde Educativo para a Primeira Infância, no Parque da Cidade, em Aracaju. As obras tiveram início em agosto, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Inserido em uma área preservada de Mata Atlântica, na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Urubu, o local foi planejado para unir lazer, aprendizado e contato com a natureza desde os primeiros anos de vida, em alinhamento com a Política Estadual da Primeira Infância ‘Ser Criança’ e o Plano Estadual pela Primeira Infância de Sergipe.








