

Equipe do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária
Neste domingo (25), data em que se celebra o Dia Mundial e o Dia Nacional de Prevenção à Hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma mobilização estratégica na Feira do Bairro Brasil. Por meio do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, a equipe de saúde orientou a população sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce.
A ação faz parte do Janeiro Roxo, mês dedicado ao combate da doença. O objetivo central é dar visibilidade a uma doença que, embora antiga, continua presente e exige atenção constante do poder público e da comunidade.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Amanda Maria Gomes,, a principal barreira ainda é a desinformação. “O Janeiro Roxo serve para falarmos abertamente sobre o diagnóstico precoce e combater o estigma que historicamente acompanha a hanseníase. É uma doença que tem cura e o tratamento é gratuito”, afirmou Amanda .

Amanda Maria e equipe
A coordenadora reforça que qualquer suspeita deve ser investigada. “Ao notar uma mancha branca ou avermelhada com perda de sensibilidade ao tato ou ao calor, a pessoa deve procurar o serviço de saúde. Uma vez iniciado o tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença imediatamente”, explicou Maria Amanda.
A movimentação na feira atraiu moradores como Osmar Lima, de 58 anos. Recentemente, ele acompanhou a esposa em uma investigação de mancha na pele. “É muito importante não facilitar com a saúde. Fomos ao posto, descobrimos que não era hanseníase, mas o cuidado deve ser constante”, relatou Osmar.
Já o vidraceiro Carlos Dias Lemos é a prova viva de que o tratamento funciona. Após descobrir a doença e passar pelo acompanhamento médico, ele hoje celebra a cura. “Tive todo o suporte da rede municipal e hoje estou tranquilo. As pessoas às vezes têm preconceito por falta de conhecimento, mas o recado é simples: apareceu um sinal ou mancha, procure a unidade de saúde”, aconselhou Carlos.
Vitória da Conquista conta com um serviço de referência especializado, composto por uma equipe multidisciplinar que inclui dermatologistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e farmacêuticos. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, com sistema de “porta aberta”. Caso o cidadão identifique sintomas, pode procurar sua unidade de saúde local para ser encaminhado ao centro especializado.
Serviço:
