

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta terça-feira (18), a primeira ação do município voltada exclusivamente à orientação para criação e fortalecimento das OCSs (Organizações de Controle Social), instrumento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para garantir a certificação de qualidade de alimentos orgânicos.
O encontro aconteceu na sede da SDR em parceria com o Projeto Mais Gestão/MDA, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape) e o MAPA, reunindo agricultores familiares, estudantes e técnicos para capacitação sobre processos, critérios e responsabilidades das OCSs. As orientações também reforçaram a importância da organização coletiva e do acesso a mercados de forma mais segura e transparente.
A pós-graduanda em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Gisely Vale, destacou a relevância do momento. “Foi um encontro que agregou muito para estudantes, equipe técnica e agricultores, fortalecendo o entendimento sobre as OCSs e o processo de certificação”, afirmou.
Já o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, reforçou o compromisso da gestão. “Seguimos trabalhando para fortalecer a agricultura familiar e ampliar a produção orgânica em Caruaru, garantindo mais qualidade e segurança para quem produz e para quem consome”, disse.
