

O Cerest é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) integrado à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), responsável por investigar doenças e agravos relacionados ao ambiente de trabalho. De gestão municipal, o Cerest de Vitória da Conquista abrange outros 18 municípios como referência técnica e pedagógica.

Coordenadora do Cerest, Fabiana Oliveira destaca a importância do reconhecimento das ações do órgão, que contribuem para o bem-estar dos trabalhadores da região. “Pontuamos em 100% dos indicadores, obtendo atuação satisfatória, o que mostra a qualidade do serviço que vem sendo realizado pela nossa equipe. A saúde é a nossa prioridade. O Cerest de Vitória da Conquista, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e à Diretoria de Vigilância em Saúde, tem realizado um trabalho de excelência na prevenção de acidentes e no cuidado com os trabalhadores, por meio de ações especializadas. Esse resultado representa um reconhecimento importante, fruto do empenho de toda a equipe.”

Fabiana
Composto por uma equipe multidisciplinar — médico do trabalho, psicóloga do trabalho, fisioterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem, técnico de segurança do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho —, o centro atende a trabalhadores e trabalhadoras formais dos setores público e privado, bem como autônomos, informais e desempregados que apresentem doenças relacionadas ao trabalho.
Somente em 2025, o Cerest Regional de Vitória da Conquista já realizou mais de 300 atendimentos, entre acolhimentos e atendimentos médico e psicológico, além dos profissionais atendidos nas cerca de 230 ações externas do órgão — entre educações em saúde e inspeções em diferentes ambientes de trabalho.

Parte da equipe do Cerest
No mês de março, o Cerest inaugurou uma nova sede , localizada na Praça Sá Barreto, 131, Alto Maron, acima do Tiro de Guerra. O novo local conta com melhor localização, além de oferecer um espaço amplo que garante a qualidade de trabalho aos servidores e de atendimento ao público. “A nova sede traz também uma segurança para a equipe de saúde do trabalhador, que também precisa ter saúde, e estar em espaço adequado. Conforme melhoramos nossas condições de atuação, a gente também vai melhorando as nossas metas”, conclui a coordenadora Fabiana.
Os resultados da avaliação do Plano Nacional de Saúde (PNS) dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerests) são divulgados pela Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT), do Ministério da Saúde. Essa avaliação é realizada quadrimestralmente, com o objetivo de mensurar se os Cerests estão cumprindo as atribuições relacionadas à saúde dos trabalhadores em seus territórios de atuação. O monitoramento do PNS leva em conta diversos indicadores e dados obtidos em sistemas nacionais de informação, além de informações enviadas periodicamente pelos serviços ao Ministério da Saúde.
Atendimentos
O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Cerest acolhe quem procura o serviço e realiza o diagnóstico do estado de saúde do usuário. Caso a doença esteja relacionada ao trabalho, o paciente receberá um relatório de nexo causal, que poderá ser apresentado em seu local de trabalho ou ao INSS, para pedido de afastamento ou realocação do serviço. A equipe também orienta quanto ao tratamento que a pessoa deve buscar na rede municipal de saúde.
