
O município de Itiruçu, no Vale do Jiquiriçá, recebeu, neste domingo (25), a visita do governador Jerônimo Rodrigues, que realizou entregas, como o sistema de abastecimento de água, que integra cidades da região e garante mais segurança hídrica. A agenda contou ainda com a inauguração do novo Shopping Popular, a entrega de uma ambulância e de um veículo administrativo, e também de autorizações que reforçam o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.
“A minha alegria é muito grande porque estamos garantindo água tratada na torneira das pessoas. Água do Paraguaçu, que antigamente era captada e levada para longe daqui para Salvador, para o Feira de Santana. Continua indo, mas agora o foco é o abastecimento aqui na região”, explicou Jerônimo.
A partir de agora, cerca de 77 mil moradores da sede e da zona rural de Planaltino, Maracás, Lagedo do Tabocal, Itiruçu e Jaguaquara já contam com água potável de qualidade. É que foi inaugurada a 1ª etapa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que tem mais de 130 quilômetros de adutora, captando água do rio Paraguaçu, na cidade de Marcionílio Souza, e distribuindo para os cinco municípios. O equipamento foi implantado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que é ligada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento (SIHS). Na oportunidade, foi inaugurado o sistema de abastecimento de água de Itiruçu.
“Uma obra importante do governo do estado para garantir segurança hídrica à região, que há anos sofre com a seca. Somos um governo que cuida e trata o combate à crise hídrica com dedicação e prioridade”, disse a chefe de gabinete e secretária de Infraestrutura Hídrica e de Saneamento em exercício, Camila Medrado.
Desenvolvimento urbano
Outra entrega importante foi o Shopping Popular Joana Oliveira de Novaes, no bairro Antônio Souza Leal, que chega para fortalecer o comércio local e movimentar a economia da cidade. Distribuídos em 15 boxes, os permissionários vão vender diversos produtos. O valor investido chega a R$ 1,3 milhão. O espaço, construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), oferece mais estrutura e dignidade para os trabalhadores, criando novas oportunidades de renda e tornando o centro da cidade mais organizado e atrativo para comerciantes e consumidores.
Outras entregas e autorizações
Para aprimorar e ampliar o atendimento médico na cidade, a Secretaria da Saúde (Sesab) entregou uma ambulância, um veículo administrativo, kit sala de estabilização e equipamentos hospitalares, com raio-x e processadora. A Sesab recebeu autorização para ceder equipamentos para o centro cirúrgico do Hospital Municipal Pedro Pimentel Ribeiro, dois veículos administrativos e uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
Foram assinadas outras autorizações que impactam diretamente na mobilidade dos itiruçuenses, como a elaboração de projeto para pavimentar o trecho entre a BA-557 e o entroncamento da BA-250, passando pela Vila Geraldo Cerqueira, no Povoado Alto do Feto, e o distrito de Upabuçu. A intervenção, realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai proporcionar mais segurança a quem transita pela região.
“É mais uma obra do programa de interligação de distritos e povoados à malha rodoviária estadual, ligando três localidades à BA-250. Ela facilita o escoamento da produção agrícola para Itiruçu e para todo o Vale do Jiquiriçá, fortalecendo a economia regional e garantindo renda às famílias do interior”, destacou o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes.
Também para facilitar o deslocamento dos cidadãos, foi dada autorização para a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) dar início à licitação para calçamento de vias de acesso ao Assentamento Primavera; pavimentar e urbanizar a Vila Geraldo, no povoado Alto do Feto e calçar o acesso a creche de Upabuçu. Foram autorizadas também a construção do centro de alfabetização, na sede; de uma quadra poliesportiva em Upabuçu; além da construção e urbanização de praça no bairro Roberto di Gregório.
Por meio do programa Planta Bahia, foi realizado o plantio de uma muda de pau-brasil na Vila do Amor. A iniciativa, executada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), integra ações de reflorestamento e preservação dos recursos naturais no estado.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
