
O Governo de Sergipe promoveu nesta quarta-feira, 24, o 2º Mutirão de Empregabilidade Social, realizado no bairro Santa Maria, em Aracaju. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), ofertou serviços de cidadania, inclusão e empregabilidade para moradores da região e comunidades vizinhas.
O mutirão teve como foco ampliar o acesso da população mais vulnerável às políticas públicas de trabalho, renda e assistência social. Foi dada uma atenção especial a grupos como pessoas com deficiência, população em situação de rua, comunidade LGBTQIAPN+, egressos do sistema prisional e socioeducativo, além de famílias em situação de vulnerabilidade.
Entre os serviços ofertados pela Seasic, estiveram cortes de cabelo e cuidados estéticos, intérprete de Libras, emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) Inclusiva com nome social, atividades lúdicas e recreativas para crianças, atendimento para novos cadastros e atualizações no CadÚnico. Além disso, houve orientação jurídica para retificação de nome e gênero de pessoas trans.
Já a Seteem disponibilizou cadastro e atualização de trabalhadores, cadastramento de empregadores, encaminhamento para vagas de emprego, orientações sobre CTPS Digital, Seguro-Desemprego e sobre o Programa Primeiro Emprego. Também foram realizadas inscrições nos cursos de qualificação profissional do Qualifica Sergipe.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou o impacto da ação. “São 828 vagas abertas, sendo 338 da Fafem, o que tem atraído muitos jovens em busca do primeiro emprego. Nosso objetivo é aproximar as políticas públicas das comunidades. Muitos ainda não sabem acessar os sistemas, e o mutirão facilita esse processo. Também ofertamos serviços como a emissão de identidade, muito procurada, principalmente para crianças, garantindo que as famílias sejam inseridas no sistema e tenham acesso às políticas de forma mais efetiva.”, afirmou.
O secretário do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, ressaltou a importância da ação como forma de inclusão. “O portal GoSergipe já disponibiliza as vagas digitalmente, mas muitos trabalhadores têm dificuldade em acessar. Por isso realizamos os mutirões, oferecendo suporte presencial e aproximando o trabalhador das oportunidades. Hoje são mais de 800 vagas em Sergipe, além de qualificações em áreas como turismo, construção civil, varejo e serviços, sempre com foco em preparar profissionais para as demandas do mercado”, explicou.
A ação contou ainda com a participação de parceiros como o Banco do Estado de Sergipe (Banese), que ofereceu serviços de renegociação de dívidas; e Senac, Senai e Sest/Senat, que promoveram oficinas e demonstrações práticas de cursos profissionalizantes.
Para os participantes, o mutirão representou oportunidades e acolhimento. O pintor Flávio Schuannwetter avaliou positivamente a experiência. “Está sendo ótimo, porque é a segunda oportunidade que tenho. Primeiro resolvi uma demanda com cimento e agora estou fazendo meu RG. Esse mutirão é muito agradável para todos nós”, disse.
A moradora Maria de Jesus também aprovou os serviços de beleza ofertados pela Seasic. “Já fiz cabelo, unhas e sobrancelhas. Foi top! Gostei muito que veio para o nosso bairro, amei”, comentou.
O Mutirão de Empregabilidade Social faz parte de uma série de ações planejadas pelo Governo de Sergipe, a serem realizadas tanto na capital quanto no interior do estado, com o objetivo de aproximar ainda mais os serviços públicos das comunidades e fortalecer a cidadania.







