

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, através da Escola em Tempo Integral, Irmã Ceciliana Gross, foi contemplada no edital Agentes da Transformação, uma iniciativa internacional do Teach for All, em parceria com a Fundação Lemann e o Ensina Brasil, com um aporte de R$ 5 mil para a realização da segunda edição, prevista para novembro deste ano.
A escolha foi realizada através do projeto “Feira da Grosslanca Solidária”, desenvolvido pelo alunos das turmas do 7º ano, o projeto tem como principal finalidade a resposta pedagógica, social e cultural, unindo metodologias ativas, protagonismo estudantil, pertencimento e equidade. Tendo como inspiração a Feira da Sulanca de Caruaru – símbolo da identidade cultural e resistência -, os estudantes, após arrecadarem, durante dois meses, itens de higiene, vestuário e brinquedos, idelizaram bancos similaires aos da feira e executaram a vivência dos comerciantes, desde o processo de higienização, categorização e precificação dos itens, tudo com um moeda fictícia, chamada de “GROSS”. No dia da feira, assumiram papéis de gestores, vendedores, caixas e comunicadores. Além disso, realizaram aulas reversas, ensinando aos colegas conceitos como consumo consciente e economia circular.
Para a professora de Educação Financeira, Laila Teles, o surgimento de um projeto como este motiva ainda a continuar com o caminho da eeducação. “Fico extramente feliz que através das minhas aulas, os estudantes puderam desenvolver este grandioso projeto. A primeira edição já nos trouxe muitos bons frutos, e na segunda, tenho certeza que será ainda maior”, frisou Laila.
Em sua primeira edição, o projeto alcançou grandes números, como a arrecadação de 657 itens básicos; aproveitamento de 100% dos estudantes em diversas funções; aprendizagem significativa: matemática, português e educação financeira aplicados na prática; Fortalecimento socioemocional: estudantes tímidos ou desacreditados se descobriram potentes, ganhando confiança e autoestima; valorização da cultura local: a Feira da Sulanca foi ressignificada como espaço de aprendizado e orgulho comunitário; pertencimento e equidade: jovens em casas de passagem ou em extrema vulnerabilidade participaram em condições de igualdade e a rede fortalecida: a escola inteira se envolveu, incluindo famílias e funcionários.
“A conquista representa não apenas um investimento financeiro, mas o reconhecimento nacional e internacional da potência criativa e transformadora dos estudantes de Caruaru, que criaram a Grosslanca como resposta pedagógica de tudo que é trabalhado dentro do âmbito escolhar, colocando em prática todo o aprendizada e, assim colhendo os frutos, com o um projeto tão enriquecedor e inspirador para todos que fazem a educação do município”, pontuou o secretário Executivo de Educação e Esportes, Lúcio Farias.
Além do edital Agentes da Transformação, a GROSSLANCA Solidária está inscrita em outras cinco premiações: Prêmio Professor Porvir, Prêmio Led Luz na Educação, Educador Transformador, Desafio Liga Jovem do Sebrae e Educador do Ano.
