
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial da Cultura (Secult) de Sergipe, esteve presente no Seminário Arte e Cultura nas Escolas de Tempo Integral, realizado em Brasília. O evento marcou a assinatura da Portaria Interministerial nº 6/2025, que institui a ação Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Cultura (MinC).
Com o objetivo de integrar atividades artístico-culturais ao currículo das escolas públicas de tempo integral, a ação visa valorizar manifestações culturais populares, apoiar a diversidade cultural, incluindo as culturas afro-brasileiras e indígenas e fomentar a formação continuada de professores, artistas e demais parceiros. Segundo o secretário especial em exercício, Diogo Araújo, a integração das pastas da cultura e da educação é estratégico para o país. “É fundamental reconhecer que integrar Cultura e Educação vão além de uma política pública, é uma estratégia transformadora. Iniciativas como a ação Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral tornam as escolas espaços vivos de criatividade, valorização da nossa identidade cultural e fortalecimento da cidadania. Agora, vamos articular em conjunto com a Secretaria de Educação planos de ação que promovam essa integração em tempo integral nas nossas escolas. Estar aqui em Brasília para essa assinatura é, sem dúvida, um momento significativo e promissor para o desenvolvimento cultural e educativo do nosso estado”, afirma.
Financiada por meio de transferências voluntárias da União, a iniciativa prevê que secretarias estaduais e municipais de Educação e Cultura, além de órgãos públicos congêneres, possam apresentar planos de trabalho a serem registrados na plataforma TransfereGov, para receber recursos e apoio técnico. O evento também contou com debates em mesas temáticas, como Artes, Cultura e o Tempo Integral e Dentro e Fora da Escola – Ensino das Histórias e Culturas Indígenas e Afro-Brasileiras, reunindo especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes destacou durante o evento o vínculo inseparável entre arte, cultura e educação e projetou uma atuação conjunta apaixonada com o MEC. “Este é um momento que simboliza esperança e oportunidades para nossos jovens, um convite para que, por meio da arte e da cultura, possam explorar novos horizontes e construir histórias de vida mais vibrantes. Vamos trabalhar juntos, com paixão e determinação, para que o direito à arte e cultura seja uma realidade para cada brasileiro e brasileira”.
“A escola de tempo integral é a escola que olha o projeto como um todo, que precisa ter cultura, esporte, curso de língua e coordenação pedagógica, que olhe para o projeto de vida de cada aluno. Para mim, este é o mais importante modelo de escola da educação básica deste país”, ressalta o ministro da Educação, Camilo Santana.

