Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
24°C 26°C
Salvador, BA
Publicidade

Restaurante Padre Pedro no Santa Maria inicia atividades nesta sexta-feira, 5

Ação integra a descentralização do restaurante popular em Aracaju e amplia acesso à segurança alimentar

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
05/09/2025 às 18h37
Restaurante Padre Pedro no Santa Maria inicia atividades nesta sexta-feira, 5
Nova unidade descentraliza serviços do restaurante na capital e amplia segurança alimentar da população de Aracaju / Fotos: Irla Costa/Seasic

A comunidade do bairro Santa Maria, em Aracaju, amanheceu com uma novidade: a abertura da unidade do Restaurante Popular Padre Pedro no Espaço Cuidar. Após a implantação no Espaço Cultural Zé Peixe, no Centro, e no Espaço Cuidar Bugio, na zona norte, a descentralização do equipamento social chega agora à zona sul da capital, oferecendo almoço e jantar a R$ 1,00.

Gerenciado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o restaurante garante refeições de segunda a sexta-feira, atendendo prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de trabalhadores formais e informais da região.

“É com muita alegria que abrimos mais um ponto do Restaurante Popular Padre Pedro. Após a adesão de sucesso da população das regiões Central e Norte de Aracaju, chegamos ao Santa Maria. A descentralização é mais uma ação da nossa política pública de combate à insegurança alimentar, garantindo uma refeição balanceada, nutritiva e acolhedora aos sergipanos”, afirmou a secretária da Seasic, Érica Mitidieri.

A ação integra o programa ‘Sergipe Sem Fome’, que reúne iniciativas estratégicas de enfrentamento à fome, como o Prato do Povo, o Cartão Mais Inclusão (CMais) e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA).

De acordo com a diretora de Segurança Alimentar, Nutricional e Inclusão Produtiva da Seasic Sabrina Oliveira, a descentralização aproxima o serviço das famílias e amplia o acesso. “As pessoas que antes precisavam se deslocar até o Centro agora contam com o restaurante próximo de suas casas. Isso representa mais acesso à alimentação de qualidade, economia para as famílias e fortalecimento da política pública de segurança alimentar”, destacou.

Ainda sobre o projeto de descentralização, a secretária Érica informou que ainda este ano um novo ponto será entregue à população. “A iniciativa de distribuição de alimentos chegou, hoje, ao Santa Maria e, no próximo mês, se estenderá ao bairro Japãozinho. Essa ação visa promover a segurança alimentar, o cuidado e a dignidade da população, demonstrando a preocupação do governo com o bem-estar social”, declarou. 

Aprovação popular

O primeiro dia de funcionamento no Santa Maria foi marcado por clima de proximidade e acolhimento. Famílias e vizinhos transformaram a inauguração em um momento de celebração.

Moradora do bairro Padre Pedro, Larissa chegou cedo para garantir o cadastro. “Minha tia faz aula de dança no espaço e avisou da novidade. Vim com ela e sei que essa refeição será de grande ajuda para nós”, contou.

Participante das atividades do espaço, Almira Lopes também comemorou a novidade. “Vi a notícia na no grupo da aula e as colegas só falavam disso. É muito bom ter o restaurante perto da gente e com a refeição”, disse.

Para a coordenadora do Espaço Cuidar Santa Maria, Wilyane Sales, a iniciativa fortalece o alcance da política pública. “A comunidade já demonstrava grande interesse no Restaurante Popular localizado no Centro. Agora, com um ponto mais próximo, conseguimos ampliar o atendimento e garantir que mais pessoas tenham acesso à alimentação de qualidade”, ressaltou.

Acesso

O Restaurante Popular Padre Pedro no Espaço Cuidar Santa Maria funciona de segunda a sexta-feira, servindo almoço das 10h30 às 12h30 e jantar das 15h30 às 17h.

Para ter acesso, os usuários devem realizar cadastro pessoal e biométrico, apresentando CPF. Cada cadastro dá direito a uma refeição por CPF, no valor de R$ 1,00.

Secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri
Secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri
Diretora de Segurança Alimentar, Nutricional e Inclusão Produtiva da Seasic, Sabrina Oliveira
Diretora de Segurança Alimentar, Nutricional e Inclusão Produtiva da Seasic, Sabrina Oliveira
Coordenadora do Espaço Cuidar Santa Maria, Wilyane Sales,
Coordenadora do Espaço Cuidar Santa Maria, Wilyane Sales,
Beneficiada Almira Lopes
Beneficiada Almira Lopes
Larissa durante cadastro na unidade
Larissa durante cadastro na unidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários