
O pequeno Yuri Santos, de dois anos, conhece de perto os desafios de uma longa internação. Durante oito meses na Unidade Pediátrica de Alta Complexidade Dr. José Machado Souza do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), enfrentou tratamentos intensos, mas também foi protagonista de um gesto simples que mudou a rotina de muitas outras crianças: sair da UTI para sentir o sol no rosto. A experiência positiva vivida por Yuri inspirou a criação do projeto ‘Banho de Sol Terapêutico’, que hoje beneficia diversos pacientes da UTI Pediátrica do hospital.
A iniciativa, conduzida por uma equipe multiprofissional, leva os pequenos para áreas externas do hospital, onde podem ter contato com a natureza e receber os benefícios da luz solar. Além de favorecer a recuperação física e psicológica, a prática representa um alívio para as famílias que acompanham de perto o tratamento.
De acordo com Fernanda Gonçalves, responsável técnica da Fisioterapia do Huse, o projeto nasceu da percepção de que a internação prolongada, muitas vezes com sedação, afeta o ciclo natural das crianças.
“Esses pacientes perdem o ciclo sono-vigília, sofrem com delírios, abstinência e perdem a noção do dia e da noite. A ideia foi trazer a luz solar como um recurso terapêutico, além de reforçar a humanização do cuidado, aproximando ainda mais pais e filhos. As famílias se sentem acolhidas, percebem que nosso trabalho é diferenciado e humanizado. Afinal, as mães também passam 24 horas na UTI, enfrentam esgotamento emocional e até perdem a noção do tempo. O banho de sol é um respiro para todos”, explicou.
Segundo a gerente da UTI Pediátrica, Karilene Carvalho, a ação vai além de um momento de lazer. “Quando a criança vem para esse ambiente externo, ela se afasta desse momento delicado que é o internamento da UTI. O contato com o sol ajuda no equilíbrio de vitaminas, reduz o estresse e pode auxiliar diretamente no processo de cura”, destacou.
Acolhimento
O pequeno Davi Vinícius, de quatro meses, foi um dos beneficiados. Internado há quase um mês em decorrência de bronquiolite, chegou a passar por três intubações antes de receber o primeiro banho de sol. A mãe, Thaís da Silva Andrade, não conteve a emoção.
“É um alívio muito grande. Eu só tenho a agradecer a todos os profissionais da UTI que trataram meu filho com tanto carinho. Hoje foi o primeiro banho de sol dele, e está sendo maravilhoso. Ver ele respirando melhor, em contato com a natureza, muda tudo. É bom para ele e para mim também”, contou.
Isis Félix Costa, mãe do pequeno Ian Davi de três meses, acompanhou o momento em que o filho pôde sair pela primeira vez do ambiente fechado da UTI. O bebê enfrentou bronquiolite e pneumonia, e também chegou a ser entubado.
“Esse projeto é maravilhoso. Dá uma sensação boa, uma respirada, sabe? E mostra o quanto os profissionais se importam. Eles tratam nossos filhos com muito carinho e atenção”, disse.


