
A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Paulo Afonso (DEAM/Paulo Afonso) realizou, na última sexta-feira (15), um encontro alusivo ao Agosto Lilás, no auditório do Hospital Nair Alves de Souza. A iniciativa teve como objetivo fortalecer a integração entre a Polícia Civil, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Secretaria Municipal de Saúde, além de aprimorar fluxos e protocolos de atendimento em casos de violência doméstica e sexual no município.
O evento contou com a presença da promotora de Justiça Karolyne Santana, da defensora pública Larissa Rolemberg, das delegadas de Polícia Mirela Ventura e Antonia Jane, além da psicóloga da DEAM, Daniela Dantas. Na ocasião, foram discutidas orientações sobre a notificação compulsória, o registro adequado nos prontuários médicos, incluindo casos de violência física e psicológica e a importância dessas informações como provas da materialidade do crime.
A Defensoria Pública contribuiu esclarecendo dúvidas sobre o atendimento humanizado, inclusive ao público LGBTQIAPN+, enquanto o Ministério Público reforçou a relevância dos registros médicos e das anotações formais para assegurar a efetividade das medidas de proteção e de sanção.
De acordo com a delegada Mirela Ventura, a ação reforça o compromisso das instituições na proteção às mulheres. “Estamos unindo forças para que nenhuma vítima se sinta sozinha no enfrentamento à violência. A integração entre os órgãos é fundamental para garantir acolhimento qualificado, respeito e justiça, além de evitar a reincidência dos crimes e responsabilizar os autores. Atuando de forma conjunta, temos mais força para enfrentar essa temática com a seriedade e a atenção que ela exige”, afirmou.
Fonte: Paloma Simina / Ascom PCBA



