
A Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) deflagrou, nesta terça-feira (5), a Operação ITER, com foco na fiscalização de distribuidoras de medicamentos localizadas em diversos bairros de Salvador.
A ação teve como principal objetivo reforçar a obrigatoriedade do cadastro das empresas do setor junto à Polícia civil da Bahia, conforme determina a Lei Estadual nº 11.631/2009, além de promover o monitoramento da cadeia de distribuição de medicamentos controlados, nos termos da Portaria nº 344 da Anvisa.
Durante a ação, cinco distribuidoras foram fiscalizadas nos bairros de Cajazeiras, Barbalho, Dom Avelar, São Cristóvão e Granjas Rurais. Como resultado, quatro delas foram notificadas quanto à necessidade de regularização junto à CFPC.
“Nosso objetivo é garantir a rastreabilidade e o controle eficaz na circulação de medicamentos sujeitos a controle especial. A atuação preventiva e fiscalizatória busca coibir desvios e irregularidades que possam comprometer a saúde pública”, afirmou o coordenador do CFPC, Dr. Arthur Gallas.
Somente empresas devidamente cadastradas estão autorizadas a operar nesse segmento, sendo o processo de cadastro feito exclusivamente por meio do e-mail institucional da CFPC. Outras informações estão disponíveis no site oficial da Polícia Civil da Bahia.
Fonte: Marcela Correia/Ascom- PCBA




