
A importância da comunicação pública e o alinhamento entre gestão, gestores e comunicadores para que as informações cheguem de forma transparente à população foram pauta da primeira edição do Ecoar Sergipe, encontro de comunicação pública para municípios, nesta sexta-feira, 18. O evento, realizado em parceria com o Governo de Sergipe, contou com a presença de prefeitos, assessores de comunicação, jornalistas e servidores da administração pública de modo geral.
O encontro inédito foi voltado voltado às equipes de comunicação das prefeituras sergipanas, com o objetivo de capacitar, inspirar e atualizar os profissionais que atuam diretamente nas administrações municipais. Entre os palestrantes do Ecoar Sergipe, o secretário de Estado da Comunicação, Cleon Nascimento. Numa palestra de pouco mais de 40 minutos e ilustrada com vídeos e cases de sucesso pelo país, o secretário abordou a importância do alinhamento de direção entre o gestor público e o assessor de comunicação.
Com a frase emblemática ‘Comunicação não substitui gestão’, Cleon Nascimento destacou como deveria ser a melhor abordagem e postura do profissional, que geralmente é o encarregado de trabalhar pela identidade de uma liderança pública. “Quando recebi o convite, uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi, justamente, essa conexão dos gestores de comunicação. Um evento como este é importante para aproximarmos mais essa relação. Quando falamos que comunicação não resolve gestão, na verdade estamos convidando esses profissionais para entenderem o seu papel enquanto ferramenta de manutenção de uma identidade e, também, no gerenciamento de uma crise”, pontuou, ao acrescentar que a comunicação deve atuar juntamente com a gestão, e esta relação é uma parceria que deve ser sempre alinhada, a fim de entregar a comunicação mais transparente possível para a população.
Em nome do governador Fábio Mitidieri, o secretário Cleon Menezes agradeceu a realização do primeiro Ecoar-SE. “O governador teve uma agenda com o ministro da Saúde e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, hoje, e não pôde prestigiar o Ecoar, mas ele gostaria, porque entende a importância de um momento como este. Não é à toa que, em seu plano de governo, ele colocou como objetivo a recriação da Secom e, hoje, isso é uma realidade”, informou.
A presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Silvany Mamlak, demonstrou muita satisfação pela condução do secretário Cleon e considera realizar um evento da mesma natureza apenas com os prefeitos dos 75 municípios sergipanos. “O que fizemos, hoje, foi a integração da rede de comunicação para fazermos de Sergipe um estado muito mais transparente, que sabe se comunicar e prestar contas das políticas públicas que acontecem nos nossos municípios”, declarou.
Ecoar-SE
O Ecoar-SE é um encontro cuja proposta é promover capacitação, inovação e integração entre os profissionais de comunicação, voltado para as equipes de marketing e comunicação institucional dos 75 municípios sergipanos, reunindo assessores, designers, jornalistas, publicitários, fotógrafos e gestores da área. De acordo com a organização, cerca de 300 participantes prestigiaram a primeira edição do evento.
O encontro foi fruto da parceria entre Fames, Governo do Estado de Sergipe, Confederação Nacional de Municípios (CNM) e Escola de Gestão Pública Governador João Alves Filho, e exclusivamente pensado para profissionalizar a comunicação pública municipal na execução de seu papel.
O evento teve a participação como palestrantes Juarez Guedes, Helito Honorato, Nani Blanco, Marcelo Natalle, Marcolino Joe e Cícero Mendes.















