
A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (8) mais uma etapa do processo de capacitação voltado à inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) em unidades básicas de saúde do município. A ação foi direcionada aos médicos da rede municipal e é fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
A iniciativa levou informações práticas e teóricas sobre o método contraceptivo, ajudando na atualização dos profissionais e na padronização do atendimento nas unidades de saúde. Esse tipo de formação faz com que os profissionais recebam orientações qualificadas e possam ampliar e atuar de forma mais segura e ficaz ao realizar a inserção do DIU.
As mulheres que desejam inserir o DIU devem passar por atendimento na Atenção Básica de Saúde de Petrolina. O DIU, como é conhecido o Dispositivo Intrauterino, é um método contraceptivo seguro, ele é pequeno e tem o formato da letra “T”. O dispositivo é inserido no útero para prevenir a gravidez.
