
Quando a Polícia Civil vira figurante no próprio filme!
Após ler a notícia publicada no Portal Nacional dos Delegados – DELEGADOS.com.br (link: Governador do PI lança BO Fácil, serviço inédito com registro de ocorrências, 190 e denúncias via WhatsApp), com o título "Governador do PI lança BO Fácil, serviço inédito com registro de ocorrências, 190 e denúncias via WhatsApp", resolvi escrever um texto analisando o tema.

Denúncia através de BO – Boletim de Ocorrência, direcionando à central do 190?
Bem, se lá for igual aqui, no Estado da Bahia, quem receberá o comunicado é a PM. Daí, naturalmente, será ela a praticar usurpação de competência sem a menor cerimônia.
Espero que lá a SSP não esteja sob a direção de Delegados Federais, igual aqui, senão a Polícia Civil Piauense estará coitada em terceiro plano, igual à nossa.
Infelizmente, o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil foi extinto. Me parece que não possuía força alguma junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na linguagem popular, como minha saudosa avó dizia: "Eles não fedem, nem cheiram, meu neto!" Enfim, como diz o filósofo Jorge Santos, lavador de carros do Barbalho: "Esse conselho é 'discompetente', seu Kipiniano!"
A que ponto chegou a nossa instituição! Todo mundo agora invade as atividades da Polícia Civil, obriga todos os Delegados, Investigadores, Escrivães e Peritos a se enquadrar na farda – só faltando o capacete, o cacetete, criar a dupla Cosme e Damião e fazer ronda no Dique do Tororó... Batendo Continência...
Apaguem a Luz...
por Crispiniano Daltro
